A Polícia Militar do Piauí realizou o 1º Estágio de Operações Aéreas através do Grupamento Tático Aeropolicial – GTAP, no período de 27 de novembro a 05 de dezembro de 2010.

O Estágio de Operações Aéreas teve por objetivo específico dotar os profissionais de segurança pública dos conhecimentos técnicos básicos, para atuarem na atividade de policiamento aéreo, familiarizando-os com os termos técnicos, condicionando-os a realizarem o policiamento Aeropolicial, bem como noções de legislação e navegação aérea.

Esse estágio teve como ponto crucial a contextualização de situações que exigiram conhecimento técnico específico, raciocínio sob stress, e resistência à fadiga física e mental dos instruendos, com a aplicação de disciplinas, tais como: Conhecimentos Técnicos e Movimentação de Aeronave, Noções de Navegação Aérea, Noções de Regulamentos de Tráfego Aéreo, Segurança de Vôo, Noções de Meteorologia, Policiamento Helitransportado e Orientação, Tiro Embarcado.

Entretanto, a capacidade técnica adquirida pelos policiais, vislumbrou um objetivo geral, envolvendo um grupo muito maior de beneficiários, qual seja, toda a sociedade piauiense, posto que a grande meta sempre foi atender aos anseios da população, que primam, cada vez mais, por ações de modernização e qualificação dos serviços ofertados, principalmente, pela qualidade dos recursos humanos da Corporação.

De acordo com o Tenente Coronel PM Clayton Frota Gomes, Comandante do GTAP – “Esperamos com esse Estágio, ter colaborado com a sociedade piauiense, e conseqüentemente ter cristalizado o verdadeiro significado do policiamento aéreo aos nobres companheiros do “1º Estágio de Operações Aéreas”.

Formaram-se 12 (doze) alunos, sendo 02 (duas) mulheres, capacitados para a execução de operações aéreas e de apoio solo com aeronaves multimissão, exercendo as atividades com mais segurança e capacidade técnica, solidificando o lema do GTAP “VOANDO PARA SUA SEGURANÇA”.

Confira as fotos da instrução:


Fonte: GTAP da PMPI