O Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA/MA), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), iniciou em 12/04/12, o treinamento do VIII Curso de Operações Aéreas (COA).

A aula inaugural ocorreu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís/MA, e foi presidida pelo secretário- adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa, que deu as boas-vindas aos novos alunos.

Estiveram presentes, também, o subcomandante geral da PM, coronel Edilson Gomes; o diretor de Ensino, coronel Flávio de Jesus; o subdelegado Geral da Polícia Civil, Marcos Afonso Junior; o coordenador do GTA no Maranhão, Delcimar de Oliveira, além de outras autoridades.

O curso se estenderá até o dia 16 de maio, e estarão participando 31 alunos, entre policiais militares, civis, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais, e visa qualificar os profissionais do sistema de segurança do Maranhão e de outros estados para que estejam qualificados a desenvolver ações de segurança e patrulhamento aéreo.

Ao final, os candidatos que tiverem melhor desempenho e aptos serão incorporados ao quadro efetivo do GTA/MA. Participam, também, dos treinamentos, policiais dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba e Brasília.

O secretário-adjunto falou da evolução nos 15 anos de atuação do GTA no Maranhão. “Estamos investindo no GTA para que tenhamos uma melhor estrutura e os nossos serviços sejam prestados com mais eficiência, gerando resultados positivos em combate ao crime.

O Grupamento é referência em nível nacional por conta do empenho do nosso quadro efetivo e dos nossos trabalhos, e vamos continuar mantendo esse padrão e nível no Grupamento. Para concluir o curso, é necessário acima de tudo dedicação”, declarou Laércio Costa, que está no grupamento desde sua implantação no estado.

Durante o treinamento, os aprovados receberão orientações práticas e teóricas em diversos assuntos, entre eles, salvamentos aéreo e aquático, resistência na selva, transporte aéreo, técnicas de abordagem e ainda, segurança de vôo, navegação aérea, treinamento com os helicópteros EC145 e Esquilo, além de noções de meteorologia, entre outras temáticas.

Missões

Já o coordenador do grupamento do Maranhão, Delcimar Oliveira, destacou as missões e as parcerias feitas com os outros órgãos de segurança nas ações de combate a criminalidade, resgate, assistência e salvamento. “Estivemos presentes em diversas ações de segurança aérea por várias cidades do interior. Podemos mencionar os assaltos a bancos, onde todas as quadrilhas foram desarticuladas. O GTA esteve sempre atuando junto com a PM, a Polícia Civil e, ainda, de outros estados sempre buscando garantir a segurança da população”, frisou.

Palestra

Durante a aula Inaugural, foi ministrada a palestra com o tema “15 anos do GTA e um ano de Operação Bi Turbina”, explanada pelo capitão Anselmo Azevedo, coordenador adjunto do Grupo, que falou sobre os anos de atuação do grupamento, equipamentos, quadro efetivo e os processos de seleção que um profissional de segurança deve seguir para ingressar no GTA.

De acordo com o capitão, apenas em 2011, o grupamento atingiu a marca de mais de duas mil horas de vôo. Com relação aos investimentos, houve, segundo a explanação, nos últimos dois anos um grande salto qualitativo do GTA/MA. Desde 2009, os profissionais têm passado por qualificações em várias áreas, além de equipamentos modernos adquiridos pelo Governo do Maranhão.

Como destaque, Anselmo citou a compra do Helicóptero EC145, em 2010. É uma aeronave de grande porte e única em todo o território nacional. O mesmo modelo é utilizado pelas polícias dos Estados Unidos e da França.

Fonte: SSP/MA