Na tarde do dia 08 de setembro, a equipe do Águia 03 do GTA, composta pelo Comandante Márcio, Copiloto Aniel, Operadores Aéreos Martins, César e Evaldo realizaram o salvamento do adolescente Júlio César de Sampaio Pereira próximo ao pier em construção na praia da Ponta d’Areia (área do espigão costeiro).

Como de rotina a equipe do águia 03 realizava o patrulhamento diário no litoral de são luís quando perceberam a movimentação de alguns populares que encontravam-se em cima do pier pedindo socorro, imediatamente a equipe aproximou-se visualizando a vítima que já estava submergindo, em ato contínuo o operador Martins lançou-se ao mar para realizar o salvamento, o qual foi levado com segurança de volta a margem e em seguida prestado os primeiros socorros.

Na manhã do dia 14 de setembro, homens do GTA e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) realizaram uma simulação de resgate na área do espigão costeiro da Ponta d’Areia. Na ocasião, foram testadas técnicas de salvamento específicas para o resgate de pessoas vítimas de acidentes naquela área, já que o tipo de terreno no entorno do espigão dificulta o resgate de vítimas de deslizamentos de pedras ao mar, que representam o principal perigo para os visitantes.

Os oficiais do GBMar ficaram responsáveis pela prestação dos primeiros socorros ao acidentado, sobretudo porque, em caso de acidentes, eles devem ser os primeiros a chegar ao local por causa da proximidade.


Fonte: GBMar e GTA.