Grupo de Trabalho de VANT da PM de São Paulo participa de reunião com DECEA
24 de junho de 2016 1min de leitura
24 de junho de 2016 1min de leitura
No dia 21/06, representantes da Polícia Militar de São Paulo, da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro participaram de reunião no Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, Rio de Janeiro, para tratar sobre regras específicas que possibilitem o uso seguro do espaço aéreo pela forças de segurança.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, no final de 2015, institui um Grupo de Trabalho para estudar o assunto e propor requisitos básicos de utilização desses equipamentos na Corporação e analisar sua viabilidade técnico-jurídica.
Representantes desse Grupo de Trabalho da PM de São Paulo estiveram no DECEA, dentre eles, o Ten Cel PM Paulo, Ten Cel PM Biagioni, Cap PM Terra e Cap PM Leomar. Representando a Polícia Militar da Bahia, o Cap PM Arlindo Bastos e representando o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o Ten BM Buxbaun.
O Grupo foi recebido pelo Brigadeiro Luiz Ricardo e pelo Cap Av. Habenfeld. Durante a reunião foi feita uma apresentação pelo Cap Av. Habenfeld dos trabalhos na área de aeronaves não tripuladas de responsabilidade do DECEA.
Após a apresentação, ficou ajustado entre os participantes, o estabelecimento de acordos operacionais para o trabalho conjunto e elaboração de normatização específica dos VANTs para uso das forças estaduais de segurança pública e defesa civil do Brasil.
Atualmente, muitos trabalhos científicos e técnicos estão sendo realizados pelas Polícias e Corpos de Bombeiros Militares sobre a importância do uso desses equipamentos na segurança pública e na defesa civil. Com custos operacionais mais baixos apresentam resultados relevantes para a proteção e monitoramento.
Para que haja investimentos nessa área é importante que a normatização aconteça e permita, com segurança, o uso do espaço aéreo, viabilizando o uso dos VANTs na Segurança Pública.
Foto: Divulgação.
Enviar comentário