Grupo de Operações Aéreas do Bombeiro de Rondônia comemora 3 anos de criação
30 de março de 2015 3min de leitura
30 de março de 2015 3min de leitura
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) tem como missão institucional a prestação de serviços de socorro caracterizada pelo atendimento pré-hospitalar, resgate, busca e salvamento de pessoas, combate a incêndios urbanos e florestais, outras.
Diante das peculiaridades do Estado, não há como negar da importância do trabalho de apoio aéreo para um serviço de resgate mais rápido, principalmente nas regiões mais distantes dos hospitais de referência.
Diante desta demanda, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar viabilizou esse serviço e criou o Grupo de Operações Aéreas – GOA, por meio da Lei n° 2.699 de 28 de março de 2012, que deu o suporte necessário para o início das Operações.
Iniciou sua operação com a aeronave de asa fixa (avião), tipo BE-58, modelo Baron, matricula PT-LMU, “Resgate 01” que foi doada por perdimento pela 6ª VARA DE JUSTIÇA FEDERAL.
Sua segunda aeronave é da Cessna modelo 210K, prefixo PT-DPH, “Resgate 02” que foi apreendida em 2008 com cerca de 300 quilos de maconha, após transitado e julgado o processo, o Juiz da Comarca de Tóxicos de Porto Velho, Dr. Glodner Luiz Pauletto, decretou o perdimento da referida aeronave em favor da SESDEC, tendo como operador o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia.
No ano de 2014 o GOA/CBMRO recebeu o “Resgate 03”, aeronave de asa rotativa modelo Esquilo AS 350B2, o qual operou na cheia histórica do rio madeira deste ano. Inaugurando assim o ciclo de asas rotativas no GOA/CBMRO.
O período de cheias das águas do madeira em 2014, foi um período que comprovou a efetividade do apoio aéreo diante da situação caótica que se encontravam as vias terrestres devido ao avanço das águas. Foram 5 meses de
trabalho intenso, que culminaram com a maior operação aérea já vista no Estado de Rondônia.
Desde o início de suas operações, em março de 2012, o Grupo de Operações Aéreas do CBMRO realizou mais de 545 missões, totalizando mais de 1.220 horas de voo com aproximadamente 1.433 pessoas transportadas.
Dentre as missões executadas, destacam-se o transporte aeromédico, dentro e fora do Estado de Rondônia, onde destacamos as remoções aeromédicas de Fortaleza-CE, São Luís-MA, Rio Branco-AC, São Paulo-SP, Barretos-SP, Brasília-DF e Rio de Janeiro-RJ.
Tais missões foram realizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Rondônia (SESAU), por intermédio do Programa de Tratamento Fora de Domicilio (TFD).
Tais ações têm proporcionado o aumento da probabilidade de sobrevida de vítimas de acidentes graves e de pacientes clínicos que necessitam de tratamento longe de suas cidades e até fora do Estado. Traz economia considerável aos cofres públicos, já que há uma demanda enorme por parte da Secretaria de Estado da Saúde, que motivadas por medidas judiciais se vê obrigada a contratar emergencialmente empresas do ramo para transportar pacientes por meio aéreo.
Essa remoção eleva muito os custos quando comparados com os gastos operacionais do CBMRO, comprovando a viabilidade deste tipo de serviço, que em determinadas missões os custos ficam até 200% menores para o Estado.
Nesses três anos de serviço muitas conquistas foram alcançadas pelo Grupamento:
Formação teórica de 10 pilotos militares de avião/helicóptero;
Formação de 03 mecânicos de aeronaves pela FAB;
Formação prática de 04 pilotos de avião e helicóptero;
Formação de 02 Comandantes de aviao;
Formação de 04 tripulantes operacionais;
Intercambio com outras unidades “CIOPAER-MT”, “GRAER-GO”.
Mesmo com todas as dificuldades, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, por meio de seu Grupo de Operações Aéreas – GOA/CBMRO, cumpriu com êxito a sua missão fim, elevando o trabalho da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania, Secretaria de Estado da Saúde e, por conseguinte, do Governo do Estado, cumprindo com o visto na sentença judicial que decretou o perdimento da aeronave e estabeleceu seu uso, bem como o previsto no Termo de Acordo de Cooperação de nº 002/2012, com a 21º Superintendência de Policia Rodoviária Federal.
Para os bombeiros do Grupo de Operações Aéreas, é uma honra cumprir essas missões, onde o espírito de altruísmo é o fator preponderante, o que os leva sempre a reafirmar o lema: “Por uma vida, qualquer sacrifício é um dever!”
“In Auxillium ex Caelo!!!!”
Confira as fotos:
Enviar comentário