Grupamento Tático Aéreo faz transporte de vítima de acidente automobilístico
04 de janeiro de 2017 2min de leitura
04 de janeiro de 2017 2min de leitura
Sergipe – A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), realizou na manhã dessa sexta-feira (30), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 Sergipe, o transporte aeromédico de um paciente do sexo masculino, inconsciente e em estado grave, vítima de acidente automobilístico, que encontrava-se internado no hospital da cidade de Ribeira do Pombal (Bahia), distante 215 quilômetros da capital Aracaju.
O paciente apresentava Traumatismo Crânio Encefálico grave, com necessidade de cuidados intensivos em unidade de alta complexidade. Diante da gravidade da situação e considerando que o paciente reside em Sergipe, a Central de Regulação de Urgência (CRU) do Estado, por meio do Samu 192 Sergipe, acionou o GTA para que fosse realizada a remoção aeromédica da vítima e transporte até o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
Para o transporte foi utilizado o avião do GTA/SE, bimotor Sêneca III, configurado como UTI aérea, apto para remoção de pacientes de alto risco. Para que a logística da remoção fosse efetivada, a CRU enviou uma Unidade de Suporte Básico (USB) de Poço Verde até a cidade de Cipó / BA, local designado pelo GTA para pouso da aeronave. A USB prestou apoio e realizou o translado da equipe médica do Samu e do paciente de Ribeira do Pombal até o local estabelecido.
A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) e GTA, garantiu que o paciente chegasse a Aracaju, devidamente assistido, para dar continuidade ao seu tratamento.
A tripulação do GTA foi composta pelo comandante Jenisson e o tenente Matias, além de médico e enfermeiro do Samu.
Porto da Folha
Já na tarde da quinta-feira (29), o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe recebeu, através de solicitação da Central de Regulação do Samu 192 Sergipe, informação referente a uma ocorrência envolvendo uma criança de apenas 09 anos em estado grave, vítima de acidente motociclístico no município de Porto da Folha, distante cerca de 170 quilômetros da capital do estado.
A equipe de serviço no helicóptero Falcão 01, o comandante da aeronave, tenente coronel PM César; o copiloto capitão PM Fonseca e o tripulante operacional tenente BM R.Silva, iniciaram os procedimentos para a realização da remoção aeromédica.
A decolagem ocorreu às 15h45 e o retorno, em Aracaju, às 17h30. A missão contou com o apoio de equipes do Samu e foi realizada com sucesso. A vítima de 9 anos encontra-se sob cuidados médicos em tratamento definitivo, no Huse.
Fonte: ANS – Agência Sergipe.
Enviar comentário