Sergipe – Na manhã desta sexta-feira (29), autoridades, amigos e familiares, estiveram presentes na sede do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA/SE) para receber, retornando de mais uma missão, o até então copiloto, Major Argollo, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

1122222

A missão seria mais uma das que são cumpridas diuturnamente com profissionalismo pelos “Falcões”. No entanto a surpresa para o próprio Major, é que, com este voo, uma nova etapa foi alcançada. A partir desta sexta, após acumular mais de 500 horas de voo e executar, com dedicação e empenho, mais uma série de treinamentos, ele se torna efetivamente “Comandante” de aeronave.

“É um orgulho para a Secretaria de Segurança Pública poder contar com mais um piloto capacitado em operações de aviação de Estado, esta qualificação nos coloca na vanguarda somando para as atividades da SSP, o que com certeza resultará em vidas salvas e proteção para os sergipanos”, destacou o coordenador interino do GTA, Cel Andrade.

3121

O GTA possui atualmente cinco comandantes, dentre policiais e  bombeiros militares. Todos atuam como pilotos multimissão em qualquer tipo de ocorrência para o que forem solicitados, sendo esse um diferencial ressaltado pelo membro mais antigo da unidade.

“Ao longo desses cinco anos, ele vem sendo avaliado em dezenas de critérios como pouso, decolagem, gerenciamento de cabine, contato com órgãos de controle do espaço aéreo, além de muitos outros. Nestas últimas semanas,  o conselho de voo formado pelos comandantes do GTA se reuniu e chegamos ao consenso de que ele está efetivamente pronto e com os devidos méritos para assumir o comando do Falcão 01”, explicou o piloto  tenente-coronel PM Fernando.

índiceJá o novo comandante falou sobre a emoção e árduo trabalho desenvolvido até aqui. “Nos últimos dias, tudo que temos praticado dentro do cronograma de treinamentos foi intensificado, voos sobre mar aberto, utilização de equipamentos de transporte de carga externa, a exemplo do ‘bambi bucket’ (equipamento de combate a incêndios florestais), técnicas para rapel, utilização de cordas e o tempo todo sendo avaliado pelo comandante. Chegar até aqui é muito importante para mim, ciente de que a responsabilidade aumenta, mas igualmente podendo contar com o apoio de todos os Falcões”.

Sobre o GTA

O Grupamento Tático Aéreo de Sergipe possui atualmente duas aeronaves, um helicóptero AS350 codinome Falcão 01 e um avião bimotor sêneca III, codinome Falcão 02 e compõe a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), subordinando-se diretamente ao secretário. A Unidade é integrada por policiais militares, policiais civis e bombeiros militares.

Competem ao Grupamento Tático Aéreo o planejamento, comando, coordenação, fiscalização, manutenção e controle das operações aéreas. Entre as atividades desenvolvidas pelo GTA, destacam-se o patrulhamento aéreo, o apoio em buscas, resgate e salvamentos, combate a assalto a bancos e estabelecimentos comerciais, mapeamento de áreas ambientais, transporte aeromédico, dentre outras.

Por Ricardo Pinho.