Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM completou 33 anos e mais de 130 mil horas voadas
16 de agosto de 2017 3min de leitura
16 de agosto de 2017 3min de leitura
São Paulo – Há 33 anos, precisamente na segunda semana de agosto de 1984, o então 1º Ten PM Otacílio Soares de Lima foi escalado para ir até a Helibras na cidade de Itajubá a fim de acertar detalhes da instalação do rádio policial no “Águia Uno” (PP-EID). No dia 15/08/1984, os Capitães PM Gerson Vitoria, Marcio Antonio Visconti e Valdir dos Santos e o 1º Ten PM Otacílio Soares de Lima do Grupamento de Radiopatrulha Aérea estavam no Palácio dos Bandeirantes para receber o helicóptero.
O Grupamento no seu início ficou instalado na sede do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2.º BPChq), em duas salas, sendo uma para a administração e outra para o material de oficina e Sala de Operações. Foi instalada uma “Biruta” no alto do prédio e a demarcação no solo para pousos e decolagens. 7 Oficiais pilotos, 2 Oficiais na administração e 17 Praças foram os precursores desse Unidade da Polícia Militar Paulista.
Na manhã dessa terça-feira (15) comemorou-se os 33 anos do Grupamento de Radiopatrulha Aérea – “João Negrão”. Durante a comemoração aconteceu também a passagem de comando do Cel PM Carlos Eduardo Falconi para o Cel PM Paulo Luiz Scachetti Júnior.
“Não tenho palavras para expressar a honra e a alegria que sinto neste momento. Muito obrigado por confiar em mim para comandar esses policiais. Conseguiremos juntos atender ao nosso lema de voar para servir sempre”, disse o coronel Paulo, durante a passagem de comando.
O ex-comandante do GRPAe, coronel Carlos Eduardo Falconi, desejou sucesso ao novo responsável pelo Grupamento. “É uma unidade onde eu vi crescer e aprendi a voar. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e de passar ao coronel Paulo esse importante cargo. Tenho plena certeza da sua capacidade e de que será muito feliz por aqui”, disse.
Neste evento estavam presentes diversas autoridades civis e militares e dentre elas o Secretário de Segurança Pública, Magino Aves Barbosa Silva e o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Nivaldo Cesar Restivo. Os veteranos do Grupamento Aéreo também participaram da festa e reviveram momentos e histórias que marcaram os 33 anos.
O Cel PM Paulo, que também é piloto do Grupamento Aéreo com de 2.500 horas de voo, possui Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Especialização em fisiologia do exercício e formado em Educação Física. O Cel PM Paulo sempre dedicou-se à atividade operacional, ao treinamento e a formação de policiais militares. Comandou a Base de Radiopatrulha Aérea de São José dos Campos e agora assume o comando dos Águias de São Paulo.
Atualmente o Grupamento de Radiopatrulha Aérea – “João Negrão” conta com o trabalho de quase 500 policiais militares e opera 27 helicópteros (01 HB350B, 01 AS350BA, 21 AS350B2, 02 Schweizer 269C-1, 01 EC135 e 01 AW109 GrandNew) e 1 avião King Air B200GT, salvando e protegendo pessoas.
Além dos três hangares que ficam no Aeroporto Campo de Marte, localizado na zona norte da capital paulista, as aeronaves ficam instaladas nas bases de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Praia Grande, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba. As Bases de São Paulo, Campinas e São José dos Campos, além do emprego policial, também atuam no resgate aeromédico.
Com todo esse aparato, o Grupamento Aéreo desde sua criação já voou 130.656,19 horas e realizou 278.682 missões em apoio ao policiamento urbano, de trânsito, de choque, ambiental e rodoviário, além do auxílio ao Corpo de Bombeiros nas missões de salvamento, resgate aeromédico e transporte de órgãos.
Polícia Civil de São Paulo
Nesta mesma data comemorou-se também o 33º aniversário do SAT – Serviço Aerotático da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O SAT da Polícia Civil conta atualmente com dois helicópteros em operação (SAT 04: AS350BA e o SAT 05: AS350B2).
Fotos do evento:
Fotos: Pati Bruni @navimilitar
Enviar comentário