Rio de Janeiro – A Polícia Militar do Rio de Janeiro lançou nessa sexta-feira (4) um projeto piloto de radiopatrulhamento com as aeronaves do Grupamento Aeromóvel (GAM) na área do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pelo policiamento da Baixada Fluminense.

fenixflir

A aeronave ficará à disposição dos policiais do 20º Batalhão de Polícia Militar (Mesquita) para auxiliar no atendimento às ocorrências despachadas pelo Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (CECOPOM).

O foco do trabalho será auxiliar o policial em solo com informações privilegiadas, em tempo real, com as imagens transmitidas pelas câmeras FLIR (Forward Looking Infra Red) instaladas nos helicópteros da PM. Essa ação irá otimizar o atendimento, principalmente em casos de policiais feridos em serviço, roubo de veículos, roubo de cargas, cerco a criminosos em fuga, sequestro, roubos a estabelecimentos financeiros, bem como apoio nas vias expressas.

A aeronave também poderá realizar patrulhamento preventivo nos horários e áreas de maior incidência criminal. Inicialmente será implementado na área de policiamento do 20º BPM e posteriormente estendido para as áreas do 15º BPM (Duque de Caxias) e do 21º BPM (São João de Meriti), todas subunidades do 3º CPA. O patrulhamento poderá ser estendido para outras Unidades, conforme avaliação estratégica do Estado-Maior Geral Operacional da PM do Rio.