Grupamento Aeromóvel da PM do Rio de Janeiro tem novo comandante
08 de setembro de 2018 2min de leitura
08 de setembro de 2018 2min de leitura
Rio de Janeiro – Na manhã desta quinta-feira (6), aconteceu a cerimônia de troca de comando do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), na sede da unidade, localizada no Centro de Niterói. O tenente-coronel Rogério Cosendey Perligeiro assumiu o comando do GAM no lugar da coronel Clarisse Antunes Barros.
Após a execução do Hino Nacional, a então atual comandante do GAM, coronel Clarisse Antunes Barros, discursou sobre os vários ciclos da vida, dando como exemplo sua passagem pelo Grupamento. A coronel tem 28 anos de carreira militar e por duas vezes esteve à frente do GAM, sendo a primeira mulher a ocupar essa posição em um Grupamento Aéreo no Brasil. Vale ressaltar que menos de 10% do efetivo da polícia militar do Rio de Janeiro é composto por mulheres.
Clarisse citou melhorias proporcionadas pela sua gestão como o aumento da capacidade operacional, redução de custos e aumento do nível de segurança das operações aéreas. Ela ainda enalteceu o GRAER da PM Bahia por ser uma referência em aeronaves remotamente pilotadas (RPA), que é o caso dos drones. Para Clarisse, “o fator humano é fundamental para o sucesso de qualquer gestão”.
Em seguida, o comandante do Comando de Operações Especiais (COE) da PM, coronel Sarmento, parabenizou a coronel pela atuação à frente da unidade, ressaltando sua dedicação e competência no comando. Além disso, desejou sucesso na missão do tenente-coronel Rogério Cosendey Perligeiro, que assumiu o comando da unidade, enfatizando que “o serviço do Grupamento é indispensável à Polícia Militar”.
O tenente-coronel Cosendey comentou sobre os benefícios gerados pela atuação do GAM. “O Grupamento é importante para a polícia militar porque trabalha com a parte de coordenação de auxílio na geração de imagem e com o transporte de policiais feridos em serviço. Nós que fazemos a transferência desses policiais, que foram baleados por exemplo, para os hospitais melhores capacitados em atendê-los. Além disso, nós oferecemos todo o apoio às operações policiais, principalmente as especiais, o que auxilia a população de uma forma geral”, disse ele.
Durante a solenidade, estiveram presentes diversas autoridades militares e civis, entre as quais, o ex-comandante geral da PM, coronel Wilton Soares Ribeiro; a comandante do Grupamento de Ações Pré-hospitalares (GAPH), tenente-coronel Myriam Broitman; o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), coronel PM Marcus Vinícius Porto; o subcomandante do Batalhão de Operações com Cães (BAC), major Aguiar; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Guimarães; o subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), tenente-coronel Saliva; e o coordenador de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tenente-coronel da PM Emerson.
Enviar comentário