Alagoas – No ultimo dia 03/07, o CBMAL resgatou de helicóptero um bebê de telhado em Murici (50 km de Maceió) após passar o dia e a noite de ontem ilhados durante enchente. As águas do rio Mundaú subiram e inundaram toda a parte baixa da cidade. No vídeo que mostra o resgate (veja acima), dá para ver que a casa onde a família estava fica em uma rua que foi tomada pela água. O resgate só foi possível após moradores tirarem parte das telhas para chegar ao topo da residência.

Opera Instantâneo_2022-07-04_183113_www.youtube.com

Segundo Carlos Burity, coronel do Corpo de Bombeiros que atuou no resgate, as equipes foram informadas ontem da situação da família, e uma guarnição em um bote se aproximou para tentar fazer o resgate. “Eles viram que a dificuldade era grande, havia correnteza.

Então tentaram três vezes até escurecer. Quando anoiteceu, eles tentaram outra vez, e o bote acabou virando na água”, conta. Os três bombeiros que estavam no bote passaram a noite no telhado e na laje da casa junto com a família, sem possibilidade de resgate por falta de iluminação. “A noite foi longa e tensa. A correnteza só fez aumentar e a gente ficou tenso porque, se essa casa caísse, ia matar todo mundo”, afirma.

Ao amanhecer, o helicóptero dos bombeiros foi acionado e iniciou o resgate, ainda sob tensão. “Era uma estrutura frágil, que poderia colapsar. A gente tirou primeiro os militares e depois houve a retirada da família e das pessoas que estavam lá juntas. Foram 15 pessoas retiradas”, relata.

Somente hoje, o grupamento aéreo de Alagoas fez 24 resgates por helicóptero de pessoas ilhadas por conta da inundação das ruas causadas pelos rios. As equipes continuavam atuando na tarde de hoje.

Rio Mundaú transbordou e alagou toda a parte baixa de Murici Imagem: Defesa Civil Estadual

Rio Mundaú transbordou e alagou toda a parte baixa de Murici Imagem: Defesa Civil Estadual

Veja no vídeo abaixo o resgate: