Grupamento Aéreo da PM resgata turista na Chapada Diamantina
13 de outubro de 2017 1min de leitura
13 de outubro de 2017 1min de leitura
Bahia – Nesta última quarta-feira, 11, por volta das 10h40, chegou ao conhecimento do Grupamento Aéreo (GRAer) da Polícia Militar que uma turista havia se acidentado na trilha do Pati na Cachoeira do Calixto, localizado na Chapada Diamantina. Guarnições do 11° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM/Itaberaba) foram comunicadas da ocorrência e, por saberem do difícil acesso ao local, solicitaram o acionamento do GRAer.
A vítima apresentava fratura de braço, corte profundo na cabeça e trauma na cintura pélvica e estava aproximadamente há um dia aguardando o socorro em razão da falta de comunicação no local. A trilha em que essa turista se machucou normalmente é feita em mais de um dia de caminhada, segundo os guias locais.
Dar uma solução positiva a essa ocorrência sem o emprego de aeronave, seria improvável, por isso, de imediato, o GRAer adotou as providências necessárias para atendimento da ocorrência, seguindo informações passadas e coordenadas pela Sra. Fabiana Alves de Carvalho, guia e brigadista da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão – ACV-VC.
O helicóptero EC145 – “Guardião 09” deslocou até a coordenada geográfica obtida como referência do local e as buscas começaram. Tratava-se de um vale com mata densa onde a vítima estava às margens do córrego de uma cachoeira. O Tripulante Operacional foi lançado através do guincho, conduzindo os equipamentos necessários ao atendimento à vítima e sua extração do local. A vítima foi estabilizada e transportada para o aeroporto de Lençóis, onde uma ambulância do Hospital de Itaquera já aguardava.
Após o resgate, a vítima, Nathália Oliveira, de 28 anos, natural de Belo Horizonte-MG, passa bem.
Enviar comentário