Bahia – Quatro helicópteros e três aviões compõem a estrutura do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) empregada na operação policial no Carnaval de Salvador. Com posto e pista de pouso montados no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Ondina, seus integrantes conseguem deslocar as unidades móveis num menor espaço de tempo possível.

14549591191

Nos três circuitos da folia, o Graer realizou o patrulhamento aéreo, fornecendo informações, via rádio, às patrulhas em atuação no solo, realizaram mapeamentos para os setores de inteligência, resgate aeromédico de vítimas (de afogamentos, de acidentes, dentre outros) e escolta de grandes grupos de turistas. Houve apoio de um médico, cedido pela Secretaria de Saúde do Estado, com o suporte dos equipamentos para atendimento pré-hospitalar: autopulse, desfibrilador e aparelho para respiração mecânica.

O comandante de Operações do Graer, capitão PM Arthur Miranda, explicou que o grupamento faz também o monitoramento do escoamento do folião no término de cada dia de festa, dando atenção especial às principais avenidas, estações de ônibus e bairros que tenham registros de crimes neste período. “Intensificamos ainda nossas ações nas regiões com notificações de crimes violentos letais intencionais, levando em consideração as informações das unidades de inteligência das polícias. Estamos estruturados e bem treinados para agir em qualquer situação”, acrescentou.

Confira as fotos:

Fonte: Ascom/Alberto Maraux