GRPAe de SP aplica a matéria “processo decisório” no curso de voo avançado
03 de março de 2014 2min de leitura
03 de março de 2014 2min de leitura
No dia 24 de fevereiro de 2014 iniciou o Curso de Voo Avançado no GRPAe/SP. O referido curso é voltado para a formação de Comandantes de Aeronave e é composto de uma fase teórica, prática e de voos avaliados.
Segundo o Capitão PM Baracho da Escola de Aviação do Grupamento Aéreo a iniciativa tem o objetivo de desenvolver nos futuros Comandantes de Aeronave de Segurança Pública, a análise para identificar a alternativa mais adequada, na gestão das ocorrências, buscando garantir resultados positivos. Certo de que a Tomada de Decisão é um processo importante para garantir o sucesso de uma Operação Aérea de Segurança Pública, buscamos sedimentar o preparo do Piloto Policial para enfrentar o ambiente de incertezas que o cercará quando em comando de aeronave policial.
Conforme avaliação do CENIPA, que apresenta o Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira, publicado em 2012, observou que o julgamento, se apresenta como um dos principais fatores contribuintes dos acidentes, com índice acima de 60%.
Acreditamos também que a Tomada de Decisão é uma habilidade que pode ser desenvolvida, buscando atender a Missão Organizacional, considerando seus objetivos e realidade vivida.
A matéria destaca o Comandante de Aeronave como Gestor da Operação Aérea de Segurança Pública, lembrando que suas decisões vão influenciar a forma como os usuários dos serviços da OASP e a sociedade passarão a enxergar a Organização. Promove a reflexão no assunto, buscando demonstrar aos pilotos que não é possível reunir todas as variáveis necessárias para a tomada de decisão, ou seja, deverá considerar que nem todas as informações chegarão oportunamente, no cenário da ocorrência, e algumas poderão ser incompletas, ciente dessa condição, deverá procurar uma solução aceitável e que garanta resultados positivos.
No Curso de Voo Avançado também são aplicadas as matérias Direito Aeronáutico (Responsabilidade do Piloto), Segurança de Voo, Padronização e Procedimentos de Emergência, as quais influenciam direta ou indiretamente a tomada de decisão do comandante de aeronave.
Esperamos contribuir com mais segurança para as Operações Aéreas de Segurança Pública, além de promover a excelência na formação dos nossos Pilotos Policiais, afirmou Baracho.
Foto: Robson Cristhiano – CTO 2013.
Enviar comentário