Bahia – Ao anoitecer do dia 30/11, os convidados presentes no hangar vivenciaram uma cerimônia marcante, que consagra os 15 anos de glórias do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia.
Com a presença de autoridades notáveis, com destaque para os excelentíssimos subsecretários da Segurança Publica, Dr. Hélio Jorge; Comandantes-Gerais da PMBA, Cel PM Coutinho, e do CBMBA, Cel BM Marchesini; Chefe da Casa Militar do Governador, Cel PM Maurício; ex-Comandantes Gerais da PMBA, Cel PM RR Anselmo e Santana; Deputado Federal Pastor Sgt Isidório, além dos Procuradores do Estado Maria do Carmo e Marcos Ahringsman, entre tantos outros Coronéis e personalidades da sociedade, o evento foi aberto com o cântico do Hino do GRAER.
Na abertura, o Ten Cel PM Wolney, Comandante, discursou listando as inúmeras ações desde a nomeação para o cargo em março, voltadas para a capacitação e treinamento do efetivo, valorização da tropa e manutenção das tradições.
Foi homenageado com distinção o primeiro comandante da unidade, Cel PM RR Lázaro, através da entrega de um cachecol de voo. Em seguida, a entrega da moeda comemorativa contemplou autoridades e a tropa, incluindo Guardiões veteranos.
Em seu pronunciamento final, o Cel PM Coutinho reconheceu a relevância da multimissões desenvolvidas diuturnamente pela tropa, ressaltando os significativos resultados alcançados e a importância da aviação no cenário da segurança pública e defesa civil.
A festa teve ainda um show do cantor Waldonys, que, além de artista, é piloto de avião e pára-quedista. Os convidados confraternizaram-se no ambiente decorado, servidos pelo buffet diversificado oferecido.
CORRIDA E CAMINHADA DO GRIFO
Na esteira das ações que marcaram o mês festivo, diversos outros atos ocorreram. Na manhã do sábado, dia 06/11, foi realizada a primeira edição da Corrida e Caminhada do Grifo, evento que fez parte das celebrações alusivas aos 15 anos do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. A ação contou com a participação de autoridades civis e militares como o Subsecretário da Segurança Pública, Dr. Hélio Jorge, o Superintendente de Inteligência da SSP, Dr. Ivo Tourinho, o Comandante do Policiamento Especializado da PMBA, Cel PM Muniz, e o Diretor de Ensino e Pesquisa, Cel PM Albuquerque.
O efetivo do GRAER esteve presente, oficiais, praças e funcionários civis compareceram e compuseram grande parte do público presente. Muitos trouxeram suas famílias, esposas, esposos e filhos, trazendo um clima de grande alegria e fraternidade na área da concentração.
Após as atividades de alongamentos, puxados pela Cb PM Edlângela, no momento da largada, o excelentíssimo Governador Rui Costa desejou uma ótima prova a todos. Os participantes puderam percorrer o circuito de quatro quilômetros no setor de hangares do sítio aeroportuário de Salvador. Ao final, no Hangar Oestes do GRAER todos receberam medalhas de participação e puderam confraternizar com um café tropical com frutas da estação em meios às aeronaves da Unidade.
SOLENIDADE DE ENTREGA DE COMENDAS
Na manhã de 22 de outubro, Dia do Paraquedista e véspera do Dia do Aviador, o GRAER realizou uma concorrida solenidade no espaço do seu hangar.
O evento teve a presença dos Excelentíssimos Comandante-Geral Coronel PM Coutinho, e Chefe da Casa Militar do Governador (CMG), Coronel PM Maurício, além de Procuradores como a Dra. Maria do Carmo e o Dr. Carlos Augusto Ahringsmann, bem como diversos Coronéis da ativa e da reserva que, com suas presenças, abrilhantaram ainda mais a data festiva.
A cerimônia, que antecedeu a grande celebração de 15 anos, iniciou-se com o vigoroso cântico do Hino do GRAER, ao som da Banda de Música Maestro Wanderley, pela primeira vez na história da unidade.
Entoado por todos os presentes, o hino foi criado em 2007 e, apesar da devida publicação em Boletim Geral Ostensivo, era desconhecido pela tropa. O histórico momento da primeira execução solene foi testemunhado pelo autor da letra, o então Cap PM Manuel Paulo Muniz Junior, hoje Coronel PM exercendo o Comando do Policiamento Especializado da corporação, e pelo compositor da melodia, o então Sd 1ªCl PM Enock de Jesus Dias, hoje 1º Sargento PM, da Banda de Música.
A sequência de atos contou com a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze a todos os integrantes do efetivo que faziam jus à honraria concedida pelo alcance de 10, 20 e 30 anos de serviço. As autoridades fizeram a entrega e cumprimentaram cada um dos 87 oficiais e praças que receberam a honraria.
Logo após, foi feita a entrega dos dísticos de atuação na unidade. A atividade de aviação requer vocação profissional, amadurecimento técnico, elevada inteligência emocional e sacerdócio de tal sorte que o miliciano que completa ciclos de 5 anos na unidade faz jus ao dístico correlato. No evento, foram entregues os dísticos de 5, 10 e 15 anos, referendando a maturidade do militar nesta área especializada.
Em seguida, foram ofertados troféus a Guardiões que foram para reserva após longos anos de contribuição na história do GRAER. Os veteranos compareceram acompanhados de familiares, que se emocionaram com o reconhecimento materializado nas comendas.
Oficiais fundadores foram homenageados, entre eles o primeiro Comandante da unidade, o Cel PM RR Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro.
Os Comandantes-Gerais da PM e dos Bombeiros, o Chefe da Casa Militar do Governador e dois Procuradores presentes foram alguns dos destaques entre os agraciados. O último ato foi a entrega do patch designativo de função dos tripulantes operacionais, que ascenderam aos graus Sênior e Master, após longos anos de experiência e mediante submissão ao Conselho de Voo.
Em seu pronunciamento final, o Exmo. Comandante-Geral parabenizou o Ten Cel PM Wolney pelas boas práticas adotadas desde que assumiu o Comando do GRAER, enumerando diversas iniciativas bem-sucedidas já implementadas. Foi enaltecida a confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido por todo o efetivo, com bons resultados perceptíveis, sobretudo no clima organizacional.
REVISTA
A Revista Comemorativa foi um dos produtos preparados para serem distribuídos ao público presente no evento final, fazendo parte do roteiro outras materializações do esforço empreendido, ao longo dos meses que antecederam a data, pela Comissão formada para o alcance de cada meta estabelecida.
A primeira tiragem, de 500 exemplares, foi distribuída para o público presente da festa, chamando atenção pela qualidade do material e do conteúdo. Os fatos mais relevantes dos últimos cinco anos foram registrados em linguagem acessível e com riqueza de imagens, eternizando as conquistas e os grandes feitos da tropa.
COMISSÃO
Foram destaques no empenho direto para atingir o êxito das diversas iniciativas os Tenentes Coronéis PM Wolney e Taranto, o Major PM Aragão, os Capitães PM Danusa, Marcus, Maíra Galindo, Éber, Solon e Victor Fonsêca, os 1o Tenentes PM Bacelar, Mamédio e Fetal e o Subtenente PM Luiz Agnaldo. A comemoração, porém, é de todos os integrantes, militares e civis, que fazem do GRAER uma referência institucional de qualidade na prestação do serviço.
MEDALHA
A Medalha da Aviação Policial Militar foi instituída em alusão ao aniversário do GRAER, sendo concedida aos integrantes da Polícia Militar da Bahia, de outras Polícias Militares do Brasil, das Forças Armadas, pessoas e instituições, que tenham prestado relevantes serviços de fomento à aviação da Polícia Militar do Estado da Bahia.
O Governador Rui Costa assinou o decreto concedendo a medalha no dia da grande festa, 30/11, e a cerimônia para condecoração dos premiados ocorrerá em data futura. Políticos, militares federais, policiais e bombeiros de diversos estados, da ativa e da reserva, além de membros da sociedade civil foram contemplados pela distinta honraria.
MOEDA
Moedas militares são uma tradição bastante antiga, sendo mundialmente conhecidas como “Challenge Coins”. A origem precisa é desconhecida, há quem diga que, na Roma Antiga, o desempenho de soldados era recompensado em dinheiro, e quando considerado merecedor, o combatente recebia uma moeda a mais no seu pagamento. Daí relata-se que essas moedas de bonificação recebiam uma cunhagem especial, com o símbolo da legião a qual o guerreiro pertencia e, então, os soldados começaram a guardar suas moedas como lembrança, ao invés de gastá-las.
Como forma de firmar seu lugar nesse universo de simbologia, foi então elaborada a Moeda do GRAER, cunhada em metal nobre. Em suas faces, estão a bandeira da Bahia com o Caravan e um Esquilo, e o brasão da unidade.
Cada integrante da unidade recebeu uma moeda, que poderia ser guardada, trocada ou entregue a algum ente querido. Diversos homenageados receberam essa comenda das mãos das maiores autoridades durante o evento festivo, que encerrou o período de aproximadamente um mês de comemorações diversas.
Enviar comentário