GRAESP/PA resgata piloto de avião desaparecido há quase 40 dias
11 de março de 2021 2min de leitura
11 de março de 2021 2min de leitura
Pará – Após desaparecer 36 dias, durante o voo entre os municípios de Alenquer e Almeirim, na região oeste estadual, o piloto paraense Antônio Sena, mais conhecido como “Toninho Sena”, foi resgatado vivo na tarde de sábado (06/03), por um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP/PA) do Governo do Estado. Toninho Sena estava em uma área de mata fechada em Almerim.
A esperança de reencontrar com vida o piloto do Cessna 210 surgiu nesta sexta-feira (5), depois do contato telefônico de pessoas que encontraram o piloto e avisaram familiares dele. Ele foi encontrado por coletores de castanha em uma região próxima da divisa com o Amapá em uma localidade chamada Igarapé Puxuri.
A operação para busca e resgate do Antônio Sena reiniciou nas primeiras horas deste sábado (06) quando decolaram no Aeroporto Internacional de Santarém “Maestro Wilson Fonseca”, um helicóptero modelo esquilo e um avião modelo C-206, ambos da frota própria do Governo do Estado. No final da manhã, o Governo do Estado também enviou uma aeronave do modelo Caravan, que decolou de Belém. Essa terceira aeronave do Estado tem maior autonomia e capacidade de transporte.
Contatos e renovação de esperanças
O contato com a comunidade onde o piloto desaparecido estava localizado aconteceu por meio de um rádio amador com constante oscilação de sinal. Informações iniciais da equipe de resgate dão conta que o piloto Antônio Sena estava em uma área de mata extremamente fechada. Membros da comunidade estão tentando abrir uma clareira e sinalizar para permitir que o helicóptero encontre o local. A família do piloto também fretou uma aeronave que auxiliou na identificação do lugar dentro da mata.
Organização
Imediatamente após o governador Helder Barbalho (MDB) confirmar nas redes sociais que o piloto Antônio Sena foi localizado com vida, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e integrantes das Polícias Civil e Militar de Santarém iniciaram o planejamento para resgate do piloto desaparecido.
Enviar comentário