A última sexta-feira (01/02/13) a equipe do helicóptero Guardião 02 saiu de Altamira para Uruará, no Pará, com a intenção de executar a remoção aeromédica da jovem Dhessica Neves Martins (21 anos).

A jovem estava a poucos dias do final da gestação, mas ocorreu que seu bebê apresentava bradicardia (batimentos reduzidos do coração), com isso o parto deveria ser antecipado para evitar maiores complicações.

GRAESP Pará

Em Uruará a equipe do Guardião 02 tomou conhecimento que não havia disponibilidade de leito nos hospitais de Altamira, e um novo planejamento teve que ser feito pela tripulação do helicóptero, a fim de garantir salvar a vida do bebê e de sua mãe.

Com a confirmação da obtenção de um leito em Santarém pela Secretaria de Saúde de Uruará, o Guardião 02 rumou para aquela cidade e pousou dentro do quartel do Corpo de Bombeiros, onde uma ambulância já aguardava para encaminhá-los ao Hospital Municipal da cidade.

Durante o deslocamento sobre a selva amazônica – cerca de 47 minutos – mãe e filho foram monitorados pelo Médico Carlos Barrenech. A jovem mamãe e seu filhinho – o pequeno Miguel – deram entrada no hospital e passam bem.

Fonte: GRAESP/Pará