Pará – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) ministrou um treinamento, no dia 27/06, sobre salvamento aquático no município de Salinópolis, no nordeste paraense, para 25 servidores das Polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros, que compõem o efetivo do Grupamento. Conforme o Graesp, Salinas foi escolhida devido algumas peculiaridades das praias e características das marés.

up_ag_44989_8f19b7be-d1d6-f7de-2109-6f2230ffdcc4

Uma aeronave também ficará sediada em Salinas para dar apoio às guarnições em serviço na Operação Verão 2023. A aeronave estará disponível para atuar em situações de policiamento, patrulhamento, apoio à Polícia Civil, e patrulhamento na região costeira do Salgado.

O coronel Augusto Bittencourt, gerente de Ensino e Instrução do Graesp, reforçou que a corporação está apta para atuar no transporte de pessoas, cerco policial, apoio em buscas nas áreas de mata e urbana, e nas ações de prevenção.

“O patrulhamento rotineiro do helicóptero do Graesp pela orla da praia ajuda a chamar atenção dos banhistas que estão mais afoitos e tentam se afastar das linhas de areia para chegar mais, no fundo das águas. As pessoas que não conhecem as peculiaridades da maré podem ser surpreendidas pelas correntes e canais e acabam sendo jogadas para o mar aberto”, explica o coronel.

up_ag_44989_57c28e34-f817-0c1e-ad80-e1f4ec68ef50

Salvamento – O treinamento de salvamento em meio líquido teve carga horária de quatro horas e foi dividido em duas etapas: ensinamento teórico e definição dos objetivos a serem alcançados na operação, realizados em Belém, e parte prática, executada na praia do Atalaia.

“O treinamento envolve o uso de puçá, que é um equipamento que simula uma pescaria da pessoa que está em condição de risco, após ela ser localizada por guarnição do helicóptero ou identificada pelo pessoal em solo”, afirma o gerente de Ensino e Instrução do Graesp.

Ele completa explicando que a ação de salvamento através da aeronave inclui o apoio conjunto da corporação. “No helicóptero, um tripulante salta enquanto outro, contínua no apoio para lançar o equipamento e fazer o resgate da pessoa que está dentro da água e assim conseguir trazê-la até a margem.”

up_ag_44989_e6d4a5c7-4293-ff56-08a5-46077a58fa6e

Operação verão – Uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança ficará sediada em Salinas para dar apoio às guarnições em serviço durante a “Operação Verão” 2023. A aeronave estará disponível para atuar em situações de policiamento, patrulhamento, apoio à Polícia Civil, e patrulhamento na região costeira do Salgado.

Texto: Emilly Melo/Ascom Segup/ fotos césar filho