No dia 05 de fevereiro de 2013, uma quadrilha  de assaltantes de banco aterrorizou a cidade de Uruará, no Pará. Por volta das 09:00h, durante  a ação criminosa, a equipe do Guardião-02 foi informada do assalto por uma profissional da Secretaria de Saúde daquele Município, e  segundos depois o fato se confirmou através de mensagem do Comando de Policiamento da Regional de Altamira (CPR 04).

O deslocamento por estrada de Altamira para Uruará leva cerca de 03:30h em uma rodovia com muitos atoleiros. Sendo assim, a tripulação do Guardião 02 se deslocou para a possível rota de fuga com uma equipe de  três militares do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), deslocamento esse que levou cerca de 55 minutos.

Reféns encontrados na rota de fuga dos assaltantes.  Foto: Maj BM Silvio Feitosa / GRAESP

Já no local, a equipe do GRAESP conseguiu localizar os veículos empregados na fuga e um grupo de reféns, mas optou por não realizar o pouso no local por suspeitar que os assaltantes ainda estariam escondido próximo aos veículos.

Com essa suspeita, a tripulação decidiu efetuar o pouso em uma clareira deixando os integrantes da COE, os quais se deslocaram para a devida abordagem, constatando que os assaltantes empreenderam fuga pela floresta. A suspeita foi então confirmada pelos reféns, quando os mesmos disseram que no momento da chegada do helicóptero os assaltantes estavam a margem da estrada na espera do pouso do Guardião 02.

Em seguida a tripulação do Guardião 02 providenciou o deslocamento de mais tropas da Policia Militar para promover o cerco ao redor da floresta.

A operação de buscas aos assaltantes prosseguiu pelo local, mas o apoio da aeronave foi essencial para dar uma pronta resposta à sociedade paraense, e mais importante localizar e resgatar os reféns dos integrantes da quadrilha.

Reféns encontrados na rota de fuga dos assaltantes. Foto: GRAESP/PA

Fonte: GRAESP/PA