GRAESP/PA encontra helicóptero que estava desaparecido entre o Pará e Amapá
24 de agosto de 2023 3min de leitura
24 de agosto de 2023 3min de leitura
Pará – Equipes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), localizaram na manhã do dia (19/08),o ponto na floresta onde caiu uma aeronave, que estava desaparecida desde a última quarta-feira (16/08). O helicóptero transportava um engenheiro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o piloto e um mecânico.
Eles foram localizados por meio de uma clareira vista pela equipe do Graesp, que sobrevoava a região em busca da aeronave. As equipes entraram em contato pelo rádio com o piloto e os dois passageiros, que indicam o ponto exato da queda.
“Estávamos sobrevoando a região quando os rádios modularam a frequência e a tripulação perdida nos chamou, pois reconheceram nossa aeronave, um Caravan que estava atuando na área. Eles acenderam uma fogueira. Foi quando nossa equipe identificou o local, marcamos as coordenadas e verificamos que, do ponto indicado até Macapá (capital do Amapá), a distância é de aproximadamente 40 minutos. Acionamos a Força Aérea para que eles possam ser resgatados. O melhor disso tudo foi ter encontrado os três tripulantes vivos”, contou o sargento Max, tripulante do Caravan, do Graesp.
Integração – Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, essa ação atesta a importância do trabalho executado pelo Grupamento e da integração entre as esferas estaduais e federais. “Nosso Grupamento Aéreo de Segurança executa um papel muito importante não somente no combate à criminalidade, mas também nas ações de integração de busca e salvamento, como nesse caso específico da aeronave que transportava uma equipe da Funai e estava desaparecida. Estamos muito satisfeitos em ter encontrado essa tripulação com vida, e agora auxiliando para poderem ser resgatados e voltar para suas famílias”, destacou o titular da Segup.
Durante a ação de busca e localização da aeronave integravam a equipe do Graesp três agentes, que faziam rondas na região entre Pará e Amapá, no Caravan Guardião 09. O diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, reforçou a atuação da equipe e o comprometimento com a busca aos desaparecidos.
“Nossa equipe de agentes é extremamente preparada para esse tipo de missão. Estamos muito satisfeitos com a conclusão. Realizamos capacitações continuamente para que todos possam estar aptos a atuar com segurança nos céus do Pará, e auxiliar nas missões de combate ao crime e na busca e resgate daqueles que necessitam de suporte aéreo”, informou o comandante.
O helicóptero com o engenheiro da Funai, o piloto e o mecânico estava desaparecido desde a última quarta-feira na floresta amazônica, na divisa dos estados do Pará e Amapá. A aeronave desapareceu após decolar do Polo Base Bona, na Aldeia Maritepu, no Parque Nacional do Tumucumaque, em território paraense.
O tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas, comandante do helicóptero desaparecido desde quarta-feira (16) na Floresta Amazônica e que foi encontrado no sábado (19), falou que fez um pouso forçado após uma pane no sistema da aeronave e agradeceu às equipes de resgate.
A aeronave pilotada por Gonçalves sumiu após sair polo base Bona, na Aldeia Maritepu, na Amazônia. Foram quatro dias desaparecidos e três dias de buscas. Os três tripulantes foram encontrados neste sábado na região de Pedra Branca do Amapari, no interior do Amapá.
O tenente-coronel desembarcou com os demais tripulantes em Macapá por volta das 15h20 deste sábado (19) e logo em seguida gravou um vídeo agradecendo pelo empenho das equipes de resgate em encontrá-los.
“Obrigado por todo o apoio, por toda a gentileza e presteza dos órgãos do governo local, da Força Aérea, do Graesp [Grupamento Aéreo de Segurança Pública] do Pará, que nos comunicou e a gente conseguiu contato, e graças a deus, ao treinamento, a tudo isso, após uma pane, nós conseguimos ter todo mundo com vida, pousar numa pane é bem complicado, no meio de uma selva dessas”, disse.
Em seguida, ele recebeu atendimento médico numa ambulância e foi levado para o Hospital de Emergência (HE) da capital. Ele e os outros dois tripulantes passam bem.
Enviar comentário