GRAESP/PA completa 19 anos e é reconhecido pelas ações na Segurança Pública e humanitárias desenvolvidas no Estado
18 de dezembro de 2023 4min de leitura
18 de dezembro de 2023 4min de leitura
Pará – Um dos maiores Grupamentos Aéreos de Segurança do país, o Graesp, completou 19 anos de existência no dia 13/12, realizando uma cerimônia comemorativa para celebrar sua criação. As ações desenvolvidas pelo Grupamento somam mais de 20 mil horas de voo, em ações de combate aos crimes ambientais, rondas policiais, atendimento humanitário e defesa social, abrangendo os municípios mais distantes do território paraense.
Presente na celebração de aniversário, o governador do Estado, Helder Barbalho, destacou as atividades realizadas pelo Grupamento e a importância dele para a Segurança Pública.
“Ressalto o trabalho, particularmente no momento da Covid, porque nos apresentamos em um nível de compromisso absolutamente extraordinário, não diminuindo o trabalho do dia-a-dia, do exercício das atividades voltadas à Segurança Pública, no apoio à Governadoria do Estado e a todas as instituições de maneiras diversas. Destaco, o momento da Covid porque nos apresentamos em um nível de excelência, agilidade e eficiência que certamente foi um dos principais ativos que fez o Estado do Pará uma referência no enfrentamento da pandemia, quando as vacinas, em 48 horas, estavam abastecidas nos 144 municípios do Estado, e esse trabalho só foi possível pela atuação do Graesp”, destacou
O chefe do executivo ressaltou ainda as dimensões particulares do Estado e aproveitou para parabenizar as ações do Grupamento, junto à Segurança Pública. “Falo com orgulho porque não estamos tratando de um Estado qualquer ou de uma dimensão qualquer, não estamos falando apenas de dimensões territoriais, mas também de presença demográfica em todas as regiões,que nos exige uma estratégia mais pró-ativa, qualificada para poder cumprir esses espaços e chegar mais próximo de todos”, ressaltou Helder Barbalho.
Desde a atual gestão, o Graesp já realizou mais de 1,5 mil missões em diversas frentes de ação pela Segurança Pública do Estado, atuando ainda nas atividades de defesa social, assistência humanitária, em áreas degradadas e no combate ostensivo aos crimes ambientais, por meio da operação Curupira, desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a qual é vinculado.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, parabenizou todos os integrantes do Grupamento Aéreo que colaboram diariamente nessa missão especial em todo o território paraense, fazendo com que o Governo estadual chegue em qualquer lugar do Estado. Para o Estado estar presente por todo o Pará, a participação do Graesp é fundamental.
“Hoje minhas palavras são de agradecimento pelo trabalho feito, e também reforçar a importância do que vem sendo realizado. São mais de 3 mil horas de voo até o mês de novembro, com a perspectiva de fechar 3.600 horas até o final do ano, equivalendo a 10 horas de voo por dia. Não, é qualquer coisa, todos os dias quem trabalha aqui tem o compromisso de gerenciar essa estrutura, contando com 14 aeronaves, manter as manutenções de rotina, fazendo com que elas tenham condições de voar, e isso demonstra a importância e a capacidade que o Graesp possui.
O Graesp é fundamental e tem muitas missões, como o transporte de autoridades, do governador, apoio às secretarias, mas cumprir agenda em qualquer lugar do Estado e podermos voltar e ir para as nossas casas em segurança é a principal missão, que cumpre-se com êxito. Nesses cinco anos de Segurança Pública não tivemos incidentes graves, comemoramos isso, mas também sabemos que o resultado é fruto da capacidade, treinamento, especialização e da experiência de cada um”, afirmou.
Ampliação – Nos últimos cinco anos, o Graesp ampliou suas atividades, com a aquisição de duas novas bases regionais, instaladas no município de Marabá e Santarém. O Grupamento realizou ainda mais de 16 mil voos, sendo que somente no ano de 2023, de janeiro a novembro, o Graesp voou mais de 3 mil horas atuando em mais de 100 municípios.
Em cinco anos, o Grupamento também ampliou sua frota, contabilizando agora 14 aeronaves, entre aviões de pequeno porte e helicópteros, destas 2 novas aeronaves foram adquiridas para atuação ostensiva e diária, nas áreas de desmatamento, a fim de auxiliar as forças de segurança que atuam na operação Curupira, a combater os crimes ambientais e o desmatamento da Amazônia.
O Graesp investiu também na capacitação dos seus 123 agentes de segurança, realizando 45 qualificações direcionadas às ações de pilotagem, segurança e instruções. O Grupamento atuou ainda em mais de 500 ações policiais, 10 ações de saúde pública, 108 operações de defesa civil, 664 atendimentos e serviços voltados às ações do Estado, abrangendo 103 municípios paraenses.
O diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, coronel Armando Gonçalves, falou sobre as ações realizadas ao longo desses anos e atuação do Graesp nas missões de assistência humanitária aos municípios atingidos pela seca e pelas queimadas.
“Foram aproximadamente 1.800 missões cumpridas até o final de novembro de 2023, e até o final de dezembro vai bater mais de 3.000 horas de voo. Estivemos em todo o Pará, atendendo as secretarias de Estado, assim como as ações de Segurança Pública, pela Segup, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, com muito trabalho e dedicação. Esse ano auxiliamos os moradores dos municípios atingidos pela seca e pelas queimadas, levando alimento e água. Esse tipo de atividade nos enche de orgulho e satisfação, em poder ajudar e exercer nossa função em prol da nossa sociedade”, finalizou o diretor do Graesp.
Enviar comentário