Pará – O Projeto “Guardiões de Asas Abertas” do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará, recebeu no dia 14/10 a visita de 26 jovens e crianças, pacientes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo que comemora um ano de aniversário.

Durante a semana foram diversas atividades que comemoraram o primeiro ano de atendimento do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Inaugurado no dia 12 de Outubro de 2015 o estabelecimento de saúde, mantido pelo Governo do Estado do Pará, é gerido por uma Organização Social de Saúde e vem atendendo em média 120 crianças diariamente.

inca

O primeiro e o maior Hospital Público Pediátrico do Brasil, especializado em tratamento de Câncer para crianças e jovens, possui atualmente 67 Leitos de Internações e 10 Leitos de UTI e atende também mais de 40 pacientes entre tratamento de quimioterapia e ambulatorial.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Assistente Social, Maria Lourdes da Silva, desempenha suas atividades na casa Ronald McDonald Belém. Estava presente no GRAESP e nos informou que a Casa é destinada a acolher, temporariamente e gratuitamente, crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, provenientes do interior do Pará e estados vizinhos. Parceira do hospital Ophir Loyola desde 2007, vem recebendo 35 (trinta e cinco) crianças diariamente.

“Muito louvável atitudes como essa do GRAESP. Traz benefícios às crianças e principalmente às mães, que recebem praticamente toda a carga de trabalho, precisando o tempo todo ter atividades externas ao hospital, que possam fazer com que as suas baterias sejam recarregadas.” Mencionou a representante do Instituto McDonald.

inca4

Com 15 anos de idade e há 6 meses com Leucemia, o jovem Raimundo, proveniente de São Domingos do Araguaia veio para Belém do Pará em busca de tratamento, já que não existe em seu município. “Eu nunca tinha tido a oportunidade de estar tão próximo de um helicóptero e também nunca tinha percebido o quanto esta ferramenta pode facilitar e contribuir na redução do tempo e na recuperação dos pacientes.” Acrescentou Raimundo que fica na capital com um de seus parentes por um período de 15 dias.

Sensíveis a situação, os servidores do Graesp se reuniram e na oportunidade da visita, puderam proporcionar aos pequenos lutadores, um excelente café da manhã. Ao final e antes que todos se despedissem, cada uma das crianças e adolescentes receberam brinquedos e objetos que foram doados pelos próprios servidores em comemoração ao dia das crianças que foi lembrado no último dia 12/10.

Com uma dose muito grande de Amor e de Carinho, recebemos estes pequenos pacientes e mostramos um pouco de nossas atividades e nossas ferramentas de trabalho, que certamente deverão contribuir significativamente com a melhora do quadro de saúde de cada um deles.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Graesp