Pará – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à  Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) homenageou no dia 13/03 o piloto de asa fixa, capitão PM Kleber Barbosa, que finalizou o período de estágio operacional, realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP – AM). O militar compôs o Grupamento Aéreo por 5 anos na condução de aeronaves de asa fixa.

 Investimento na integração de órgãos  interestaduais tem sido marca registrada da Segup como forma de combater o crime em regiões de fronteiras, além da troca de conhecimento e estratégias que entrelaçam ainda mais a relação das forças de segurança dos Estados.

O período do estágio operacional durou cinco anos e visou o aperfeiçoamento de forma técnica e prática na condução de aeronaves, cooperando na promoção de respostas mais rápidas e coordenadas em campo no combate à criminalidade. O diretor do Graesp, coronel PM Armando Gonçalves, destaca os bons resultados obtidos atráves da cooperação entre estados. 

“Por meio de termos de cooperação ocorre um estreitamento valioso entre os entes federativos, permitindo a troca de experiências e recursos no âmbito da segurança pública.  Isso significa maior eficiência, melhor coordenação e, consequentemente, resultados mais eficazes na prevenção e combate à criminalidade. Ressalto ainda a  valiosa contribuição do capitão Kleber, que retorna ao Amazonas após um período de destacado serviço em nosso Grupamento.  Com impressionantes 1500 horas de voo, ele leva consigo um vasto conhecimento e uma experiência inigualável”, afirmou o diretor.

Homenagem

O Grupamento Aéreo entregou o certificado que gratificou o agente Kleber do Carmo Barbosa  pelo tempo de serviço prestado, no qual passou 5 anos e 4 meses, que a princípio, iria passar apenas 6 meses, tendo a possibilidade de se aprimorar ainda mais na pilotagem de aeronaves e encerrando esse ciclo com o sentimento de pertencimento como ele ressaltou.

“Me despeço hoje com o sentimento de pertencer à unidade, desde o primeiro dia, nunca fui tratado como um estrangeiro, cheguei com 65 horas de voo, e hoje saio com 1.500 horas. É muito gratificante ter o reconhecimento de nossos amigos de equipe e poder não só trazer como levar conhecimento para o Amazonas e encurtar essa distância entre os Estados pelo nosso propósito maior, que é a Segurança Pública.” 

Suporte

O Graesp soma mais de 43 mil horas de voo no território paraense, atuando em operações não só de segurança pública como também em ações referentes à saúde, educação, transporte de pessoas e meio ambiente, sendo vital no suporte do bom funcionamento do sistema de segurança do Estado.