Pará – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), ligado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), está investindo na formação de novos pilotos por meio do Programa de Treinamento Operacional (PTO). O curso, que acontece em duas semanas, está sendo ministrado no auditório do Graesp e abrange uma variedade de áreas essenciais para a atuação desses profissionais.

Ao todo, 12 pilotos divididos em duas turmas estão participando do treinamento. A primeira semana aborda temas como operações noturnas, salvamento, resgate, sobrevivência e parte operacional de ação das aeronaves nos interiores e nas bases. Já a segunda semana é focada na pilotagem de aeronaves de pequeno porte. Após o treinamento teórico, cada piloto realizará oito horas de voo de instrução prática e, em seguida, passarão por um cheque de avaliação.

O diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, ressalta a importância do PTO para formar pilotos habilitados a atuar como comandantes de Operações Aéreas do Graesp. Além disso, ele destaca que o treinamento é essencial para garantir a eficiência e a segurança das operações aéreas no contexto da Segurança Pública.

O curso é uma oportunidade de aprimoramento para os profissionais que já possuem experiência em aviação e buscam se especializar na área de Segurança Pública. O major do Corpo de Bombeiros Militar, Marcos Scienza, que está participando da formação, ressalta a expectativa em atuar nas missões de segurança pública pelo Grupamento Aéreo. Ele enfatiza a importância da qualificação máxima possível para garantir a excelência nas operações aéreas que contribuem para a segurança do estado.