Pará – Na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará realizou no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMPA a aula inaugural do curso de piloto/operador de sistema de aeronave remotamente pilotada (RPAS), que tem o objetivo de capacitar servidores públicos para operar e monitorar esse tipo de equipamento.

GRAESP inicia curso de operador de sistema de aeronave remotamente pilotada

A turma está composta por 10 alunos, servidores militares (PM/BM) e civis da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS. O curso acontecerá em dois momentos: O primeiro que está iniciou no dia 25/08, em Belém-Pa, sob a coordenação da Escola Internacional de aviação civil e o segundo momento que acontecerá no município de São Carlos, no estado de São Paulo, sob coordenação da empresa x-mobots.

A carga horária do curso será de 30h/a distribuídas nas instruções de simulador, montagem de aeronave, montagem de estação base, instrução para lançamento, decolagem e pouso, e revisão periódica. O curso será realizado no período de 25 de agosto a 30 de setembro, e os alunos serão habilitados nas instalações da Escola Internacional de aviação civil e no Grupamento Aero de Segurança Pública.

A aula inaugural contou com a ministração de uma palestra com o tema “O uso do espaço aéreo brasileiro por RPA (aeronave remotamente pilotada)”, proferida pelo Tenente Coronel CTA Plautílio, comandante do DTCEA (Destacamento de Controle do Espaço Aéreo).

O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, general Jeannot Jansen; do Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli; do Secretário da SEMAS, Luís Fernandes Rocha; Diretor do GRAESP, Tenente Coronel PMDF R/R Josilei Albino Gonçalves de Freitas; Diretora da Escola Internacional de Aviação Civil, Mara Rubia de Lima, entre outras autoridades civis e militares.

Fonte: ASCOM/CBMPA.

Fotos: Sargento Carlos Cesar.