Bahia – No final de 2019 o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia registrou a execução de 403 missões diretamente ligadas à Operação Vetor Aéreo.
Iniciada em junho de 2018, quando foram feitas 280 intervenções, essa inovadora ação preventiva é fruto de um cuidadoso planejamento operacional do COPPM focado na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
O GRAER, seguindo as premissas do CPE, atua apoiando os Comandos de Policiamento Regionais na prevenção criminal qualificada, tendo por alvo primário as áreas mais sensíveis no mapa da criminalidade, que são trabalhadas por geoprocessamento. Na prática, a atuação das tropas é ampliada, inclusive, para os locais onde o relevo e os acessos não permitem o tráfego de viaturas e dificultam a progressão da tropa, só sendo possível avançar a pé firme.
Nesse viés, a plataforma aérea privilegiada provê a segurança do efetivo em terra e gera informações diferenciadas que diminuem as chances de fuga ou reação dos criminosos, e potencializa o poder de resposta da PM a serviço do bem.
Consoante dados da SIAP/SSP, de 1º de janeiro a 26 de dezembro de 2019, a redução do número de mortes na capital alcançou 11% em comparação com o ano anterior, subdividindo-se em -19,6% na região do Atlântico, -6,7% para Baía de Todos os Santos e -9,4% na área Central.
A Região Metropolitana de Salvador teve uma queda de 4,7% nessa estatística. Ao longo de 2020, a população continuará contando com a presença diuturna da PMBA e o seu suporte aéreo, seja por meio da Operação Vetor Aéreo ou das centenas de outras demandas atendidas pelos aviões e helicópteros da PMBA.
Enviar comentário