GRAER/PMBA forma a primeira mulher paraquedista
08 de abril de 2023 1min de leitura
Bahia – A Maj PM Maíra Galindo, piloto de helicóptero, Comandante de Aeronave do Grupamento Aéreo, tornou-se a primeira mulher da Polícia Militar da Bahia a formar como Paraquedista Policial Militar. O objetivo foi alcançado após a conclusão do Curso de Operações Paraquedista (COPQD), que habilita o policial militar a realizar salto livre utilizando técnicas de paraquedismo.
O COPQD é realizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), com o apoio das aeronaves do Grupamento Aéreo (GRAER).
A oficial foi brevetada pelo Exmo Sr. Cel PM Coutinho, Comandante-Geral da PMBA, que também é paraquedista (PQD), em ato acompanhado pelos Cel PM Muniz, Comandante do CPE, pelo Ten Cel PM Wolney, Comandante do GRAER, ambos paraquedistas, pelo Ten Cel PM Wildon, Comandante do BPChq, e pelo Maj PM Boaventura, Comandante do BOPE e também paraquedista.
Presente nas tropas de elite de corporações militares do mundo inteiro, o paraquedismo é conhecido por exigir um nível de técnica e coragem muito acima da média.
Essa atividade especializada pode ser utilizada operacionalmente para demonstrações, infiltrações de tropa, lançamento de destacamentos de operações especiais, infiltração de precursores para missões operacionais, transporte de especialistas ou de material com o salto Tandem, dentre outras missões de alto risco e complexidade que exijam pronta resposta da Polícia Militar da Bahia.
Enviar comentário