GRAER/GO divulga o balanço do ano de 2013
13 de janeiro de 2014 2min de leitura
Goiás – Durante o ano de 2013 os Falcões, 01 e 02, cruzaram os céus do Estado de Goiás em todas as direções, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, voaram 630 horas, foram acionados 486 vezes, acionamentos que o levaram ao atendimento de vários tipos de ocorrências, de busca por criminosos, de atendimento a policiais militares baleados, de busca a criança desaparecida, acompanhamentos a veículos em fuga e várias outras.
Foram 630 horas de voo sem nenhum incidente ou acidente aéreo, primando sempre pela segurança de voo, para que somente assim pudéssemos atingir o principal objetivo do GRAER, que é o de prestar o apoio necessário, indispensável, seguro e imediato aos nossos policiais militares.
Em 90% dos acionamentos as aeronaves do GRAER decolam em apoio às diversas unidades da Polícia Militar do Estado de Goiás, e o tempo resposta a cada dia vem diminuindo, ao toque da sirene, a tripulação tem exatamente 00:01:30 ( um minuto e trinta segundos ) pra estar no ar, pra estar pronta a apoiar as equipes de solo no que precisarem.
Nesse universo de horas voadas, as equipes do GRAER foram responsáveis por diversas operações bem sucedidas, que evidenciaram o compromisso do comando da Polícia Militar em não medir esforços para o fiel cumprimento da sua missão constitucional, na melhoraria da qualidade de vida do cidadão goiano e acima de tudo, de colocar a disposição da “ferramenta” mais importante da segurança pública, o policial, o homem, o apoio necessário para sua segurança, sabendo que na região metropolitana da capital, todo policial está a menos de 10 minutos de voo do apoio aéreo dos Falcões, e quem sabe, em futuro próximo, todo policial militar goiano possa ter esse importante benefício.
Apreensão de drogas
O Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) apreendeu mais duas toneladas de maconha somente em 2013. Segundo o chefe de Seção Operacional do Graer, capitão Pedro Henrique Batista, o número de apreensões realizadas pelo grupo cresceu em função de uma super produção de maconha que aconteceu no Paraguai no ano passado e que ocasionou um aumento da oferta, com consequente queda no preço dessa droga aqui no Brasil, e sobretudo em Goiás. Segundo ele, esse fato impulsionou inclusive o aumento às ocorrências de furtos e roubos de veículos em Goiás, uma vez que os veículos aqui roubados são utilizados como moeda de troca naquele país, tanto na compra da droga e com na aquisição de armamentos.
Somente no município de Itajá (situado a 420 quilômetros de Goiânia) em uma única ação, em setembro passado, em parceria com o Comando de Operações de Divisas (COD), o Graer apreendeu 1,5 tonelada de maconha. As ocorrências atendidas pelo Graer não envolvem usuários e são voltadas sempre para apreensões de drogas em grandes quantidades.
Esse é o GRAER, uma das unidades especializadas da Polícia Militar, formada por homens que não se consideram melhores ou superiores a nenhum outro policial militar, que apenas querem ser úteis, necessários e indispensáveis a todos os policiais militares do nosso Estado.
Fonte: PMGO.
Enviar comentário