Bahia – Focado em manter o seu efetivo técnico permanentemente discutindo e praticando ações de prevenção de acidentes aeronáuticos, na última sexta-feira, 07/06, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia realizou a 6ª edição da sua Jornada de Segurança Operacional Aeronáutica.
file5
O evento é um fórum acadêmico que reúne especialistas na aviação e áreas afins para expor ideias, boas práticas, projetos e processos ligados à atividade com aeronaves.
Na presença de todo o efetivo com funções técnicas e de oficiais do BOPE, às 8h, no auditório da unidade, foi realizada a abertura do evento pelo Ten Cel PM Renato, Comandante do GRAER.
O ciclo de palestras foi iniciado pela abordagem de Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional, pelo Coronel Aviador R1 Anselmo, Safety da Helibrás, que falou sobre aspectos gerais da prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos.
Em seguida, a Maj PM Tatiane Eleutério apresentou o assunto Padronização de Processos, demonstrando práticas atuais de processos que atingiram resultados bastante positivos para a segurança pública.
file
Na sequência, o Sr. Mickael Gonçalves, engenheiro aeronáutico da Safran, ministrou a palestra Processos para Manutenção Preditiva, abordagem que focou em ações de conservação e acompanhamento do motores de helicópteros, como um todo, e das turbinas, em específico.
À tarde, o Comandante Augusto Oliveira, piloto de avião com mais de 30 anos de experiência, discorreu sobre os aspectos relacionados à Segurança na Operação com Asas Fixas fazendo estudo de múltiplos casos potencialmente perigosos para o voo.
Finalizadas as palestras, ocorreram as apresentações do Concurso Literário da Jornada, que estimula os oficiais e praças do GRAER, notadamente os que exercem função técnica de voo, a escrever e apresentar artigos relacionados à aviação.
file3
Concluindo a jornada, o Ten Cel Renato conversou com a tropa sobre segurança operacional na aviação de segurança pública e a essencialidade da participação ativa de todos fazendo uma abordagem ampla da aviação no país, com especial recorte para a atuação do GRAER/PMBA.