O Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo (GRAER), Unidade Aérea de Segurança Pública do Paraná, dentro de seu projeto de estruturação e preparação para as eminentes expansões ao interior do Estado, trabalha incansavelmente seu efetivo de forma a preparar tripulações para o desempenho seguro das atividades aéreas e de solo. Essa preparação segue um Plano de Ascenção a Comando, para os pilotos, e rotineiros treinamentos aos TOM-Ms.

Nessa esteira, após a conclusão de todas as fases do Plano de Ascenção, o Major Sérgio Augusto Ramos, Subcomandante do GRAER e Piloto Comercial de Helicópteros, que até então atuava como copiloto nas aeronaves de asas rotativas durante missões reais e treinamentos realizados pelo GRAER, foi considerado apto para assumir as funções de comandante de aeronave BELL BH06 Jet Ranger III.

Essa decisão foi tomada pelos integrantes do Conselho de Voo do Grupamento e homologada pelo Comandante da Unidade, após o referido Major ser submetido a avaliações em voo nos diversos tipos de ações desenvolvidas. Em cerimônia interna, o Major Ramos foi, então, formalmente qualificado como comandante.

Mas a atividade de Voo de Segurança Pública com a utilização de helicópteros necessita, também, dos valorosos trabalhos desenvolvidos pelos Tripulantes Operacionais Multi-Missão, que são os profissionais capacitados para a execução de abordagens, tiro embarcado, salvamentos e o apoio necessário nas remoções aeromédicas.

Com treinamento para efetuar embarques e desembarques a baixa altura, rapel, saltos da aeronave em voo para resgates aquáticos, o TOM-M também figura como auxiliar direto dos pilotos, alertando-os sobre potenciais riscos durante o voo e auxiliando em pousos em áreas restritas.

Assim, também com a realização de cerimônia própria, após decisão unânime do Conselho de Voo, o 2º Sargento Luciano Silva dos Santos e o Investigador da Polícia Civil Alessandro Luis Pini, foram formalmente qualificados como Tripulantes Operacionais Multi-Missão do GRAER, inclusive com o ingresso deles nas escalas de serviço.

Ambos demonstraram, durante o período de estágio, que antecede a qualificação, alto nível técnico e operacional durante o desenvolvimento das missões e treinamentos, o que levou o Comando do Grupamento homologar a decisão do Conselho de Voo.

Confira o vídeo:

Fonte: GRAER/PR.