GRAer participa de Encontro de Paraquedistas em Amaralina, Salvador
05 de novembro de 2017 1min de leitura
05 de novembro de 2017 1min de leitura
Bahia – Na manhã de sábado (28), o Grupamento Aéreo (GRAer) da Polícia Militar da Bahia participou do Encontro de Paraquedistas e Amigos 2017 em Amaralina, localizado na região sul de Salvador. Dia 22 de outubro comemorou-se o dia do paraquedista.
Em duas oportunidades, o helicóptero EC-145, Guardião 09, do GRAer ascendeu até cerca de 6 mil pés, de onde saltaram diversos paraquedistas, entre eles o Maj PM Wolney, Subcomandante do GRAer, também o Maj PM R/R Claudney, Coronel R/R Cid do Exército Brasileiro, dentre outros atletas da Federação Baiana de Paraquedismo.
“Eventos como esse, além da interação entre os participantes de diversas forças, contribuem para o treinamento e aperfeiçoamento contínuo das habilidades técnicas dos integrantes do GRAer que atuam em diversas operações de Segurança Pública e Defesa Civil”, disse o Maj PM Wolney, Subcomandante do GRAer.
O Dia do Paraquedista
O Dia do Paraquedista é comemorado em 22 de Outubro em homenagem ao engenheiro Andrews Jacques Garnerin, balonista e inventor do pára-quedas sem moldura. Em 1797, Garnerin saltou em um pára-quedas feito de seda a partir de um balão de hidrogênio, sobre o Parc Monceau, em Paris. Ele cortou a fixação do pára-quedas ao balão e iniciou uma descida descontrolada de 1.000m e pousou junto a uma imensa multidão que assistia ao seu feito. Em 1804, o cientista francês Joseph Lelandes introduziu um respiradouro no centro do pára-quedas que eliminou essas oscilações violentas.
Por este ato, Garnerin tornou-se reconhecido como o primeiro paraquedista moderno do mundo. Leonardo da Vinci concebeu a ideia do pára-quedas em seus escritos e o francês Louis-Sebastien Lenormand formou uma espécie de pára-quedas de dois guarda-chuvas e saltou de uma árvore em 1783, mas Garnerin foi o primeiro a projetar e testar pára-quedas capazes de desacelerar a queda de um homem de uma grande altitude.
Enviar comentário