GRAer da PM e FAB falam da importância da segurança nas operações com drones
29 de janeiro de 2017 1min de leitura
29 de janeiro de 2017 1min de leitura
Bahia – No dia 27/01, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia promoveu o 3º Encontro Para Operadores de Drones. O GRAER foi o anfitrião e facilitador do evento que contou a participação do Departamento da Polícia Federal, Polícia Civil e Força Aérea Brasileira (DECEA).
O Ten Cel PM Renato, comandante do GRAer, e o Maj Av Wagner Baroni da FAB palestraram sobre o uso seguro do espaço aéreo e as consequências do uso irregular de drones. A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC foi convidada como em anos anteriores, mas não compareceu. A ANAC ainda não publicou regulamentação sobre o tema. O regulamento passou em audiência pública e ainda está em análise.
O GRAer da PM segue firme nesse esforço técnico desde janeiro de 2015, servindo como instrumento institucional para esclarecimentos sobre o tema veículos aéreos não tripulados para aqueles que querem operar legalmente.
O começo dessa história aconteceu em 2015 quando um helicóptero do GRAer sobrevoava a lavagem do Bonfim em apoio ao policiamento, quando avistaram um drone muito próximo e na mesma altitude do helicóptero.
“Com a situação de insegurança e perigo causado pelo drone `ilegal´, o GRAer iniciou um trabalho de conscientização, realizando encontros como este”, disse o major PM Hérlon Lima do GRAer, especialista de segurança de voo.
O 3º Encontro para Operadores de Drones foi, como os demais, focado na conscientização e esclarecimentos para aqueles que querem agir corretamente, bem como alertar as pessoas para os riscos e responsabilidades em se operar esses equipamentos sem as autorizações.
Enviar comentário