Bahia – A operação de drones é uma realidade em todo o mundo e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia está atento a essas evoluções. A Portaria PM 151-CG/16 define que o GRAer atua como órgão responsável para validar as operações de RPAS (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas) no âmbito da PMBA.

Tenente Coronel PM Renato Lima, Comandante do GRAer, realizou exposição sobre o Programa RPAS na PMBA.

Tenente Coronel PM Renato Lima, Comandante do GRAer, realizou exposição sobre o Programa RPAS na PMBA.

Na manhã desta segunda, 23, o Tenente Coronel PM Renato Lima, Comandante do GRAer, realizou uma exposição sobre o Programa RPAS na PMBA e disse que já capacitou 80 operadores por meio do CORPAS (Curso para Operadores de RPAS) em duas edições. Para 2018 a meta é capacitar mais 100 operadores no CORPAS.

Em seguida foi feita a apresentação do nano drone Black Hornet. Esse equipamento é um drone tático com características operacionais singulares, especialmente no que se refere à sua assinatura acústica e visual extremamente reduzido. A demonstração do drone foi feita por Denis Cardoso e pelo engenheiro Edward Starr, diretor da EMS Consultoria, representante oficial da FLIR no Brasil.

Demonstração do drone feita por Denis Cardoso da EMS Consultoria, representante oficial da FLIR no Brasil.

Demonstração do drone feita por Denis Cardoso da EMS Consultoria, representante oficial da FLIR no Brasil.

A ação prosseguiu com uma parte prática na qual foram realizados voos com o Black Hornet nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque, impressionando o público com a demonstração da capacidade operacional do nano equipamento que, mesmo em condições desfavoráveis de direção e intensidade do vento, cumpriu a missão de voar e transmitir imagens.

Finalizando a manhã, o grupo se reuniu para o debriefing em campo, quando foram feitos os esclarecimentos finais após o voo e ampliadas as discussões técnicas sobre o uso e emprego racional daquele Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada.

Participaram do encontro, o Comandante do Policiamento Especializado – CPE, Cel PM Sturaro, os Comandantes de Unidades Especializadas da capital e RMS, oficiais do GRAER, integrantes da Casa Militar do Governador, Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, CCR Metrô e outros.