Uma ocorrência de destaque no dia de aniversário de 1 ano do Piloto Policial. Parabéns.

O Grupamento Aéreo da PMBA no dia 11 de julho último realizou um resgate em  montanha  na região central da Bahia, conhecida internacionalmente como Chapada Diamantina.  O local possui uma grande beleza natural, caracterizado por cânions, altas montanhas e uma verde região de Mata Atlântica. Tal beleza motiva a que pessoas pratiquem esportes “radicais” ou façam trilhas, as quais são sempre acompanhadas por Guias da região.

Entretanto, no dia 10 o turista queniano EDWARD ALLAN NICHOLSON, acompanhado do Guia Local CARLOS DA SILVA, também conhecido na região  como  “Braço”, resolveram fazer uma escalada do tipo “garra” em uma das mais altas montanhas da região, conhecida como “Morro do Camelo”.

A aventura seria exitosa se os aventureiros estivessem com o material necessário para realizar a façanha e retornarem com segurança, fato que não ocorreu. Eles não dispunham de material de rapalegem (cabos, freios, cadeiras de amarração, travas, etc).

Para subir a escala “na garra” contribuiu para que estes chegassem ao objetivo, porém na hora de descer não foi possível pois além de ser uma montanha íngrime, a condição climática com muita chuva não permitiu qualquer possibilidade que eles descessem com segurança.

O Corpo de Bombeiros da região foi chamado ao local, levando água e alimentos para as vitimas, além de efetivamente viabilizarem a sua localização já que o grupo estava a mais de 24hs sem dar qualquer tipo de notícia.  O GRAER foi acionado, tendo deslocado de Salvador para a região com a  tripulação comandada pelo CAP WOLNEY, tendo o CAP ARAGAO como 2º. Piloto, e os Sargentos JURANDYR E MAMÉDIO como Tripulantes Operacionais.

Gerenciada a ocorrência foi feita a extração tanto das vitimas como do efetivo de bombeiros.  Na base em Salvador permaneceu  parte  da equipe de serviço, gerenciando  informações de interesse sobre a ocorrência e provendo o apoio logístico necessário.

Algumas constatações e reflexões:

  1. Efetivamente mais uma vez a atividade área faz a diferença quando da missão de salvar vidas. Sem a aeronave seria muito difícil o salvamento, pois o próprio bombeiro não teria condições nem de chegar ao local, considerando a não certeza do retorno,
  2. A utilização de uniforme específicos de cor laranja pelos bombeiros,  facilitou em muito a localização do grupo (vide fotos) o que sinaliza a sua eficiência.
  3. Certas atividades esportivas devem ser feitas com extremo critério  e cuidado sob pena de correr riscos desnecessários. No caso em concreto, as vitimas, particularmente o Guia Local não fez a avaliação mais correta ao optar por subir ao local sem os equipamentos adequados.
  4. O destemor e aplicação técnica dos bombeiros do 10º. GBM – Lençois (Sgt UIRLEI BORGES, e Soldados GILVAL  SILVA e MARCIO VIEIRA) foi significativa para o sucesso da missão, bem como a confiança demonstrada no GRAER, pois confiaram que iríamos busca-los.
  5. A proficiência técnica da tripulação de serviço (incluindo o pessoal de apoio de solo e mecânica) mostrou o quanto é importante termos uma equipe treinada e maquina e equipamentos adequados e  bem  manutenidos  para bem cumprir a missão. As condições adversas eram intensas: altitude não contribuía, cerca de 3.600 pés; idem para as condições metereológicas, pois chuvia muito e a visibilidade era reduzida , mas não ao ponto de inviabilizar que a missão fosse feita com segurança. O local não permitia pouso, tendo tudo sido feito no pairado, apesar do vento forte, sem falar nos efeitos orográficos dos ventos em região de montanhas. Foi feito o gerenciamento eficaz da missão, tendo ao final  o êxito.

Veja as fotos do salvamento

Vidas salvas, missão cumprida. Parabéns a equipe de serviço.


Fonte: GRAer/PMBA.