O governo federal anunciou uma reserva recorde de R$ 1,2 bilhão para o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) em 2025, o maior valor já registrado. Este fundo, considerado essencial para o investimento em segurança pública no Brasil, será direcionado aos estados que seguirem as diretrizes do Ministério da Justiça, como o uso de câmeras corporais pelas Polícias Militares e o manejo adequado da força policial. Os recursos não podem ser utilizados para salários ou material de escritório, mas apenas para o aprimoramento da atuação das forças de segurança.

A pasta considera o fundo o principal mecanismo para investir em segurança pública em todo o País. O caixa é abastecido com receitas das lotéricas e de emendas parlamentares, e só é liberado pelo ministério após análise técnica de cada projeto.

A crescente alocação de recursos para o FNSP reflete o aumento da prioridade dada à segurança pública, com valores subindo constantemente desde 2021. A expectativa é que, com este aumento, mais investimentos sejam feitos nas áreas que diretamente impactam a segurança da população.