Governo capacitará médicos e enfermeiros para transporte de pacientes em aeronaves do CTA
25 de março de 2021 2min de leitura
25 de março de 2021 2min de leitura
Maranhão – A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou parceria com as secretárias de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Centro Tático Aéreo (CTA), e da Saúde (SES), para ofertar o 4º Curso de Operador de Suporte Médico. As aulas teóricas estão sendo gravadas nos estúdios da Escola de Cinema do Iema e ficarão disponíveis para os cursistas por meio da Plataforma do Maranhão Profissionalizado, a partir do dia 29 de março. As aulas práticas acontecerão nos dias 3 e 4 de abril, no CTA.
O objetivo é capacitar médicos e enfermeiros para realizar transporte aeromédico nas aeronaves, tendo em vista o cenário adverso e o aumento da demanda, em especial do transporte de pacientes com Covid-19. O curso capacitará 60 profissionais, entre médicos e enfermeiros do sistema de saúde estadual, que realizarão, após as aulas teóricas, 20 horas de aula prática nas aeronaves do CTA. Após o curso, os profissionais estarão habilitados a desempenharem suas funções a bordo de aeronaves, no transporte aeromédico.
O piloto de helicóptero e chefe do Departamento de Instrução do CTA, Major Onildo, destacou a importância do curso e declarou que as bases do CTA do Maranhão estão empenhadas nas ações para ajudar no transporte de pacientes.
“O Curso de Operador de Suporte Aeromédico, realizado através da parceria de três secretarias do governo do Estado, e executado pelo departamento de instrução do CTA, é um esforço conjunto para qualificar profissionais de saúde, que estarão capacitados a realizar o transporte de pacientes, sobretudo nessa crise da Covid-19. Estamos obedecendo todos os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Programa de Treinamento Operacional aprovado pelo CTA. Todas as três bases do MA, localizadas em Presidente Dutra, Imperatriz e São Luís estão empenhadas nessa missão”, ressaltou.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que é muito gratificante fechar parcerias como essa, que facilitam a preparação de profissionais extremamente importantes nesse momento de enfrentamento da pandemia. “Queremos contribuir, com o que for possível, com esse trabalho de enfrentamento da pandemia. E agora, com essa parceria, facilitaremos para que nossos heróis maranhenses, médicos e enfermeiros, possam fazer o 4º curso de Operador de Suporte Médico, de forma online, por meio da plataforma Maranhão Profissionalizado”, reforçou o secretário.
Enviar comentário