Governador de São Paulo aplaude atuação da PM nas manifestações
21 de março de 2016 4min de leitura
21 de março de 2016 4min de leitura
O Governador do Estado de São Paulo, esteve hoje (21), no Centro de Operações da Policia Militar para parabenizar a Policia Militar por sua atuação nas manifestações populares ocorridas em todo o Estado de São Paulo.
“Atuação imparcial, moderada, apartidária e republicana”. Com essas palavras, o governador Geraldo Alckmin elogiou a atuação da Polícia Militar no acompanhamento das duas grandes manifestações ocorridas na Avenida Paulista nas últimas semanas. Junto com o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, o chefe do Executivo paulista foi até a sede do Centro de Operações da PM (Copom) para parabenizar os policiais que garantiram protestos tranquilos e sem incidentes.
“Devemos agradecer a estratégia da PM no acompanhamento dos atos”, destacou Moraes. “Para a Segurança, não importa qual objeto de manifestação, desde que seja dado o aviso prévio e seja realizada de forma pacífica e organizada”. Os protestos aconteceram no domingo (13/3) e sexta-feira (18/3).
O governador e o secretário fizeram questão de agradecer diretamente a todos os comandantes que agiram para que os protestos ocorressem da forma mais segura possível. “A Polícia Militar é um organismo essencial para garantia da democracia e dos direitos cívicos”, exaltou Alckmin.
Além de Alckmin e Moraes, estiveram presentes o secretário-adjunto da Segurança Pública Mágino Alves Barbosa Filho e o subsecretário de Comunicação Márcio Aith. O grupo se reuniu no Copom durante reunião do Conselho Superior de Polícia (CSP), de comandantes e oficiais superiores da PM.
Discurso do Governador Geraldo Alckmin:
Estou aqui para parabenizar a Polícia Militar e a sua liderança, na pessoa do Comandante Ricardo Gambaroni, pela atuação imparcial, moderada e republicana nas manifestações ocorridas na Avenida Paulista e em outros locais da cidade de São Paulo nas últimas semanas.
Fiz questão de vir pessoalmente não só porque vivemos tempos difíceis, não apenas porque muitos desafios continuam à frente dos senhores. Não é, portanto, apenas um pedido para que mantenham alerta este mesmo espírito público.
Estou aqui porque sei que vocês defenderam o bem comum, o interesse público e, com isso, o fortalecimento da Democracia.
E o que significa defender o bem comum e o interesse público neste país dominado por grupos de interesses insuflados num caldeirão de intolerância?
Significa que nem todos os elogiarão pelo papel exemplar e histórico que estão tendo neste difícil período da nação.
Sei, Gambaroni, o que significa defender o interesse público, mas ser hostilizado o dia inteiro por grupos de interesse contrariados.
Sei, Alexandre, o custo pessoal de ter que remover à força das ruas representantes de um sentimento maior da nação porque uma minoria havia previamente requisitado o espaço para lá manifestar-se.
Defender o interesse público, vocês sentem isso na pele diariamente, é defender uma maioria silenciosa de minorias barulhentas. É dormir cansado, tarde da noite, com a sensação de dever cumprido, mas sob o duro silêncio de elogios que nunca vêm.
Pois estou aqui para elogia-los. Com convicção.
Gambaroni, saiba que líder é aquela pessoa pautada, antes de mais nada, pelo senso da virtude e pelo apreço à democracia. A liderança está presente, assim, naqueles que se dedicam a melhorar a vida das pessoas e de seu País sem buscar o confete, o elogio fácil.
Pois saiba, Gambaroni, que sua liderança tem sido testada e aprovada diariamente no calor desta jovem democracia. A Polícia Militar em São Paulo, com seus 92 mil homens e mulheres, é hoje uma corporação maior do que companhias como a Microsoft no mundo inteiro. Não é pouco.
Atuações como essa da PM a inserem, a cada dia, como organismo essencial à garantia da Democracia e dos Direitos Civis no Brasil. Estejam certos de que, quando a discussão chegar, e ela virá, a experiência cívica da Polícia Militar de São Paulo não será ignorada.
Considerando os tempos revoltos em que vivemos, São Paulo novamente será palco de novas manifestações.
Aproveito para deixar claro os nossos princípios de garantir o mesmo espaço, tranquilidade e segurança para todos os que quiserem exercer sua liberdade de expressão, para todos os grupos, de todas as linhas de pensamento, desde que em datas ou locais separados, obedecida a cronologia das solicitações prévias.
Garantimos a nossa missão de defender as garantias constitucionais de todos os cidadãos, de forma apartidária e republicana.
Amigos da Polícia Militar. Vocês estão de parabéns
http://youtu.be/OcZUuF0FRJk
Homenagem
Após a reunião foram homenageados três comandantes que passaram para a reserva recentemente. “A PM tem uma ligação com seus policiais que passam para a reserva. Eles nos deixam ensinamentos que permitem a continuidade do bom trabalho”, ressaltou o secretário da Segurança Pública.
Os coronéis Maximiano Cássio Soares (Diretoria de Finanças e Patrimônio – DFP), Adilson Pereira de Carvalho (Diretoria de Telemática – DTel) e Reinaldo Zychan de Moraes (Comando de Policiamento da Capital – CPC) receberam uma placa agradecendo os serviços prestados e um presente do Corpo de Bombeiros.
“Cada um em sua área, eles foram exemplos de lealdade e competência para a corporação”, finalizou Moraes.
Fonte: SSP, por Rodrigo Paneghine.
#podeconfiarpmesp
Enviar comentário