GOA/CBMERJ realiza salvamento de vítima de parapente no Parque Nacional do Itatiaia/RJ – vídeo
26 de junho de 2022 2min de leitura
26 de junho de 2022 2min de leitura
Rio de Janeiro – Duas vítimas de parapente foram resgatadas pelo com apoio do GOA/CBMERJ no dia 13 de junho em Visconde de Mauá, que fica localizado no Parque Nacional do Itatiaia.
A região é um importante ponto turístico do sudoeste do Estado do Rio de Janeiro. Frequentada por diversos turistas, aventureiros, praticantes de esportes radicais como montanhistas, parapentistas e etc.
Por volta das 15 horas, foi comunicado o acidente envolvendo duas vítimas de parapente em Resende. Por experiência nesse tipo de evento e por conhecer as características do relevo e as possíveis dificuldades daquela região, o comunicante da hora Subtenente Nonato, se ateve a colher informações precisas do evento e sua localização.
O acidente ocorreu na Rampa da Pedra Selada. A altitude no local é de aproximadamente 4300 pés e a região é tomada por um mar de morros. Duas vítimas no local e o quartel daquela região já estava abordando uma delas, sendo que a segunda vítima precisaria do apoio aéreo pelas características de sua lesão e pela dificuldade de acesso/retirada da mesma.
Ao coletar as coordenadas do local e traçar a rota rapidamente, a aeronave BOMBEIRO 06 (AS350B3e) decolou do Destacamento da Lagoa (DBM 1/GOA) com sua tripulação composta pelo Cmdt SAR Ten Cel Verdini, atual comandante do Grupamento, Cmt Op Aéreas Cap BM Leandro Silva, e com os OAT Sgt BM Lemos (Fiel), Sgt Fernandes (Operador de Saúde ) e Sgt Silveira (Operador SAR).
Veja no vídeo abaixo o momento do resgate :
Tão logo chegaram ao local, identificaram a vítima acompanhada por uma equipe de Bombeiros do Destacamento de Itatiaia (DBM 1/23) dando um primeiro suporte. Um sobrevoo foi feito para identificação e reconhecimento das características do relevo, pontos de interesse, riscos locais, escolha do melhor local para desembarque dos militares e etc.
Foi escolhido a utilização do guincho para essa operação. O Sgt Silveira (Operador SAR) e Sgt Fernandes (Operador Saúde) foram infiltradas utilizando o guincho para abordagem à vítima e preparação da mesma na maca envelope. Nesse intervalo, mais um sobrevoo no local para verificar pontos de interesse e possível ponto de desembarque da vítima e extração da equipe.
O constante aprimoramento técnico, atualização da equipe e excelência técnica de todos os envolvidos nesse tipo de evento, fez com que a vítima fosse retirada e entregue a equipe médica com todos os cuidados necessários para as lesões que apresentava. Devido o emprego do guincho elétrico a operação levou apenas 18 minutos demonstrando a eficiência do treinamento e o emprego do equipamento.
Enviar comentário