Paraná – O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil do Paraná realizou o primeiro transporte aéreo de uma equipe médica da Central Estadual de Transplantes, saindo do Aeroporto do Bacacheri com destino ao heliponto do Shopping Estação – próximo ao Hospital Santa Casa, local em que deveria chegar um coração vindo do município de Chapecó.

GOA_2

O GOA foi acionado pela Casa Militar do Estado para prestar apoio até o ponto mais próximo do hospital, com o intuito de proporcionar maior agilidade e mitigação do tempo para o sucesso do transplante.

O percurso durou em média quatro minutos, se o transporte fosse realizado em via terrestre levaria de 20 a 30 minutos – o que poderia comprometer o resultado positivo do processo.

O delegado coordenador do Goa, Renato Coelho de Jesus, explica que o órgão a ser transplantado tem um determinado tempo em que pode ficar fora do corpo, por essa razão o transporte rápido foi essencial para a realização do procedimento, bem como para diminuir a recusa do paciente.

“Além de cumprirmos diariamente nossas missões, estamos a disposição de todos os órgãos para prestar apoio no que for necessário”, finaliza o delegado.

GOA_4

Fonte: Policia Civil do Paraná.