Santa Catarina – O GOA foi acionado pelo SC Saúde no início do mês de junho para atender uma demanda de transporte de órgãos.

A missão teve como objetivo levar à cidade de Concórdia/SC a equipe composta por dois médicos para efetuarem a retirada de órgãos (fígado, rins e baço) de um paciente com morte cerebral acometido por um AVC (acidente vascular cerebral).

Imagem-do-WhatsApp-de-2023-06-03-às-09.16.05

A aeronave C208B da Secretaria de Administração prisional e Socioeducativa partiu de São José a uma da manhã de sábado, dia 03/06/2023 e chegou a cidade de Concórdia/SC aproximadamente às duas e vinte da manhã do mesmo dia, onde a equipe aguardou o procedimento de retirada dos órgãos até aproximadamente as seis e meia da manhã.

Posteriormente transportou os órgãos para as cidades de Navegantes, onde uma equipe recebeu o fígado por volta das oito e vinte da manhã, o qual foi encaminhado por via terrestre para atender um paciente que estava localizado na cidade de Blumenau/SC, de lá decolou tendo como destino a Base do GOA/DPP na cidade de São José/SC, onde às nove e dez da manhã, outra equipe aguardava para transportar por via terrestre os rins e baço para a cidade de Florianópolis, onde outros dois pacientes aguardavam para receber o transplante.

O GOA/DPP possui um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, no qual se dispõe a atender possíveis demandas nos casos de transporte de órgãos, serviço aéromedico, ajuda humanitária, entre outros.