Esse trabalho monográfico produzido pelo Cap PMESP Alex Mena Barreto no programa de Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública da Polícia Militar de São Paulo, em 2016, tratou de assunto relevante e importante para a gestão estratégica da Aviação de Segurança Pública.

A organização em rede não impõe alterações organizacionais, mas fundamentalmente, foca na reorganização de processos. Importante salientar que o engajamento dos gestores nesse modelo é questão chave para o seu sucesso, pois precisará compartilhar, cooperar, disponibilizar ações estratégicas e saber atuar de forma integrada e colaborativa.

Sabemos que o modelo integrado na gestão apresenta resultados mais eficientes, pois sem alterar estruturas organizacionais e tirar delas suas atribuições específicas, esse modelo pode ser muito útil na formação de pilotos, mecânicos, contratação de serviços e aquisição de bens (seguro, manutenção, treinamento, EPI, equipamentos de salvamento, combustível, veículos, aeronaves, etc).

Por exemplo, se determinada organização possui estrutura consolidada nessa atividade financeira e orçamentária, e faz seus processos, por que não incluir neles as aeronaves das outras organizações? Afinal o recurso é oriundo do mesmo lugar. Assim, evita-se o retrabalho e o desperdício. Temos exemplos de organizações voando e outras paradas por problemas em processos.

Assim, esse trabalho produzido pelo Cap PM Mena Barreto pode ajudá-lo a pensar em organização em rede e tornar seus processos produtivos mais eficientes.

Boa Leitura!

A gestão estratégica da Aviação de Segurança Pública paulista baseada no conceito de Organização em Rede

 

Cap PMESP ALEX MENA BARRETO – Autor

A gestão estratégica da Aviação de Segurança Pública paulista baseada no conceito de organização em rede é um trabalho que tem por objetivo delinear uma doutrina de melhores práticas de administração organizacional das unidades de aviação policial no Estado de São Paulo, visando a aprimorar os métodos de administração e gestão da Polícia Militar, cujos reflexos serão identificados na melhoria da prestação de seus serviços à população.

operacaoteresopolis

Tripulações das aeronaves mobilizadas pela Força Nacional de Segurança Pública – Operação Redentor/RJ – 2011

Para tal, analisa a evolução dos conceitos e práticas da organização por rede e efetua análise comparativa com outros métodos de gestão e a evolução verificada neste tipo de administração.

O trabalho apresenta a importância de organização em rede, com a participação dos órgãos de segurança pública e de defesa civil nas esferas federal, estadual e municipal, bem como órgãos reguladores, dentre outros, relacionados à atividade de Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil.

Busca ainda validar a hipótese com um estudo da formação básica de pilotos do GRPAe, como case de que a implantação de uma política de organização em rede resultará num significativo aprimoramento nas práticas gerenciais do processo e trará, além dos benefícios pretendidos, uma significativa economia de recursos e um aumento da eficiência na prestação de serviços.

O trabalho é concluído com a apresentação de propostas de implantação de projetos futuros, com suporte em referencial teórico pesquisado.


Baixe a Monografia

A gestão estratégica da Aviação de Segurança Pública paulista baseada no conceito de Organização em Rede