Cap PM Ricardo Hoglhammer dos Santos
Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – CAES

Esta dissertação, intitulada “Gestão dos Sistemas de Aeronaves não Tripuladas da Polícia Militar do Estado de São Paulo: diagnóstico e perspectivas”, é uma pesquisa científica no campo das Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, voltada para a excelência na gestão. Seu objetivo geral foi analisar o cenário atual da utilização e emprego de aeronaves não tripuladas pela PMESP, bem como os desafios futuros.

O problema de pesquisa teve como objetivo identificar a melhor proposta para a gestão de dados nesse segmento, resultando, ao final do estudo, em sucesso na abordagem metodológica e na apresentação de um modelo sugerido para o CAvPM – “João Negrão”. Diante do grande volume de dados produzidos pelos sistemas de aeronaves não tripuladas (drones) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, há a necessidade de tomar decisões constantemente, garantindo a disponibilização ágil, eficiente e eficaz das informações dessas novas tecnologias.

Nesse contexto, é crucial ressaltar que a introdução desse novo modal disruptivo coincide com uma nova política de segurança pública no Estado, denominada DronePol. Para que a realidade policial-militar se adapte eficazmente ao uso de drones em ações policiais e de defesa civil, é fundamental, em primeiro lugar, realizar uma governança de dados sustentável, envolvendo a análise e o mapeamento dos diversos processos para a utilização racional dos recursos orçamentários e financeiros, levando em consideração a possibilidade de obsolescência ou descontinuidade desses sistemas por parte dos fabricantes.

Isso demanda uma adaptação institucional ágil para o aprimoramento ou desenvolvimento de soluções tecnológicas que garantam qualidade e resultados responsivos às demandas da sociedade.

Acesse o artigo na íntegra

Dissertação apresentada no Centro de Altos
Estudos de Segurança, como parte dos
requisitos à aprovação no Programa de
Mestrado em Ciências Policiais de Segurança
e Ordem Pública.

Cap PM Ricardo Hoglhammer dos Santos