GAVOP/CBMDF realiza exercício simulado de combate a incêndio com aeronave
28 de agosto de 2019 2min de leitura
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Brasília – O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), após estudos de viabilidade, optou por estabelecer uma Base de Operações Avançada para apoio às aeronaves de combate a incêndio florestal.
A nova base consiste em um aeródromo (local para operações com aviões) composto por uma pista de terra batida para pouso e decolagem, com 1.500 m (mil e quinhentos metros) de extensão e 150 m (cento e cinquenta metros) de largura, uma área de manobras para reabastecimento de carga d’água e abrigo para os militares empenhados nas operações.
Foi instalada ainda uma caixa d’água com capacidade para 80.000 (oitenta mil) litros, quantidade suficiente para efetuar recargas sucessivas e evitar a descontinuidade nos combates a incêndios florestais.
Localizada estrategicamente na área IV da Floresta Nacional de Brasília (FLONA IV), a nova base permitirá maior agilidade nas respostas aos incêndios nas regiões Norte e Oeste do Distrito Federal.
Na quinta-feira (22/08), às 15h, o 2º Esquadrão de Aviação Operacional (2ESAV) do Grupamento de Aviação Operacional realizou um treinamento visando à adaptação de seu pessoal e material ás condições do local, bem como os testes necessários para que futuras operações reais transcorram com o nível de segurança e eficiência que esse tipo procedimento requer.
Sediado no Aeroporto Internacional de Brasília (AIB), o 2ESAV é a unidade responsável pela operação dos aviões modelo AIR TRACTOR 802F (AT 802F), utilizados como o principal apoio aéreo para o combate de incêndios florestais de grandes proporções ou em locais de difícil acesso, onde o risco aos militares em terra se torna elevadíssimo.
As aeronaves chegam a transportar 3000 (três mil) litros de água, podendo efetuar o lançamento sobre incêndios, em frações ou de uma única vez, de acordo com critérios técnicos analisados tanto pelo piloto quanto pela equipe em terra.
Devido ao intenso tráfego de aeronaves no AIB e a distância entre as pistas de pouso e o ponto para reabastecimento de água, as operações de pouso, taxiamento, recarga, taxiamento e decolagem chegam a trinta minutos, tempo esse que pode gerar uma descontinuidade nas ações.
A nova pista, de uso exclusivo do CBMDF, será utilizada em caso de indisponibilidade do AIB ou quando ocorrerem incêndios de grandes proporções em pontos como a Chapada Imperial, na própria FLONA, no Parque Nacional da Água Mineral ou em outros pontos próximos, onde sua operação facilite o combate, proporcionando agilidade, redução no tempo resposta, eficiência e menor desgaste de nossos recursos humanos e materiais.
Além dos dois aviões AT 802F, NIMBUS I e NIMBUS II, a Corporação conta ainda com dois helicópteros: um modelo EC 135 (RESGATE 03) e um AS 350B2-Esquilo (RESGATE 02), sediados no 1º Esquadrão de Aviação Operacional, ambos podendo ser usados no combate ao fogo, seja lançando água ou transportando tropas.
O CBMDF agradece o apoio do ICMBIO, Administração da FLONA, IBRAM, CAESB, NOVACAP, SEMA e PMDF órgãos que colaboraram para mais essa ação em prol do meio ambiente e da sociedade brasiliense.
veja o video do simulado:
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