A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, realizou na semana de 23 à 27 de Novembro o curso de SGSO – Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, na Escola Superior de Polícia Militar no Rio de Janeiro, sob coordenação do GAM – Grupamento Aeromóvel da PMERJ.

O curso, capacita seus concludentes como Gestores de Segurança Operacional pela ANAC, é totalmente focado na temática do Gerenciamento da Segurança Operacional, conforme SMS – Safety Management System, advindo do Anexo 19 da ICAO.

SGSO GAM 1

Visando a promoção da Segurança Operacional nos mais diversos Órgãos de Aviação de Segurança Pública, a SENASP indicou 14 servidores, de diversos estados da federação que operam o vetor aéreo, dentre eles: Policiais Militares e Civis; Bombeiros; Policiais Rodoviários Federais e Auditores da Receita Federal.

Somaram-se à estes outros 49 alunos, incluíndo Policiais Militares do Rio de Janeiro, militares da Força Aérea Brasileira e civis representantes de outras unidades aéreas do Rio de Janeiro como SsAOA, SAER e GOA.

SGSO GAM 2

Como já havia ocorrido em duas edições anteriores do curso de SGSO específico para a Aviação de Segurança Pública, a ANAC permitiu a adequação do conteúdo à realidade das Organizações Aéreas de Segurança Pública, permitindo uma melhor compreensão dos conceitos e boas práticas utilizadas pela aviação, tendo como instrutor nos módulos três e quatro, o Cap PMERJ Luiz Sergio Alves Pinto do GAM.

SGSO GAM 4

Houve também a participação do coordenador da CAvE – Aviação de Estado da ANAC, Cmte Marcelo Guerrante, como instrutor do modulo nove, que apresentou aos participantes uma palestra sobre o novo RBAC 90, dando prosseguimento ao trabalho de divulgação e aprimoramento do regulamento que se encontra na fase de audiências dirigidas, estabelecendo um canal de diálogo entre a Agência reguladora e os órgãos de Segurança Pública, em prol da melhoria da Segurança Operacional na atividade.

SGSO GAM 5

Fonte: GAM/RJ