Rio de Janeiro – As pequenas mãos deslizavam para descobrir como são feitas as aeronaves. O último sábado foi um dia cheio de descobertas para as crianças especiais que foram recebidas pelo GAM, o Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O evento “Voo de Inclusão”, organizado pela primeira vez no dia 15 de dezembro, também teve personagens de desenhos infantis para completar a alegria da garotada.

Pais e filhos conheceram juntos como são os helicópteros. Sem esconder a ansiedade, passaram por avaliações de médicos e psicólogos para garantir a segurança. Depois da liberação, se apressavam para conhecer de perto o céu do Rio de Janeiro.

Giovana, uma das passageiras estreantes descobriu um segredo:“Agora sei por que os passarinhos cantam! É porque eles são felizes porque voam!”

Os sorrisos e as lágrimas das 80 famílias emocionaram os policiais do GAM. A iniciativa começou a ser planejada a partir da percepção de que há muitos policiais que são pais de pequenos herois especiais na PMERJ, e que em contrapartida há poucos eventos destinados a eles. O Grupamento apresentou a ideia ao Comando da Corporação e teve aprovação imediata.

O Batalhão de Ações com Cães também esteve presente e proporcionou momentos de carinho das crianças com os animais. A equipe apresentou as atividades que desenvolvem com os cachorros e impressionaram os pequenos.

Primeiro evento "Voo de Inclusão" é um sucesso

A participação dos voluntários foi imprescindível para o sucesso do evento, por isso, agradecemos a Clínica Mediare, que trouxe a musicoterapia, psicomotricidade, pintura e acompanhamento das famílias; a Clínica FolowKids que foi responsável pelo bufê e pelas lembranças; a Tropa Comando e o Beco Diagonal que trouxe os personagens de Guerra nas Estrelas e Harry Potter; a FabriSom que cedeu pula-pulas, brinquedos que animaram o dia; e, claro, aos policiais militares do efetivo do GAM – pilotos, tripulantes e efetivo do expediente – que doaram seu tempo e carinho ao projeto.

Todos os integrantes do GAM agradecem às famílias por nos doarem amor e confiança. Foi uma grande benção poder testemunhar a emoção dos novos passageiros ao desembarcarem de nossos helicópteros. Foram utilizadas duas aeronaves modelo Esquilo (AS350) e todos os voos foram acompanhados pelos responsáveis e por um tripulante do GAM.

Voltem sempre, a alegria é nossa!

Fonte: GAM/PMERJ