França financiará desenvolvimento do sucessor híbrido do helicóptero H125
02 de julho de 2020 2min de leitura
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Europa – A Airbus Helicopters parece ser um dos principais beneficiários das medidas de apoio do governo francês à sua indústria aeroespacial, com financiamento para desenvolver um sucessor híbrido de baixa emissão de carbono para o seu monoturbina leve H125 Ecurueil, além de uma encomenda de 20 aeronaves.
Parte de um amplo pacote econômico de € 15 bilhões (US $ 17 bilhões) para reforçar o segmento diante da crise “brutal” que afeta a indústria aeroespacial após a pandemia do coronavírus, o impulso de investimento em pesquisa e desenvolvimento de € 1.5 bilhões abrange a aviação comercial, jatos executivos, propulsão e helicópteros e tem como objetivo tornar a França líder mundial em aviação sustentável.
Para a Airbus Helicopters, isso significa o desenvolvimento de um sucessor do H125 altamente eficiente – oferecendo consumo de combustível 40% menor que o atual – e capaz de usar inicialmente um conjunto de motorização híbrido. O uso de combustível de hidrogênio está previsto para uma versão posterior, cujo desenvolvimento do protótipo está planejado para 2029, de acordo com o plano do ministério da economia.
“Com esse plano de apoio, a França pode, portanto, preservar os empregos de P&D e as habilidades de seu setor aeronáutico e abordar a transição energética como líder técnico e industrial”, afirma o ministério.
Para este ano, o investimento em P&D está previsto para € 300 milhões, que inclui o financiamento para um programa chamado “Helybrid” – um motor híbrido-elétrico para aplicações em helicópteros leves.
Inicialmente conhecido como AS350, o H125 está em operação desde 1975. Dados da Associação Geral de Fabricantes de Aviação registram que no ano passado a Airbus Helicopters entregou 159 aeronaves desse modelo, incluindo as versões civil e militar do H125, além da versão H130 .
Além do apoio em pesquisa e desenvolvimento, o governo francês anunciou a encomenda de oito aeronaves H225M Caracal para substituir o SA330 Pumas de sua força aérea – que tem uma idade média de 43 anos; dois H145 para a Securite Civile de socorro e busca e salvamento; e 10 H160s no valor de € 200 milhões como substituto dos 26 H125 da Gendarmarie Nationale.
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Além disso, o governo francês também encomendará mais três aviões de transportes multifuncionais baseados no Airbus A330 para sua força aérea e uma aeronave de turboélice de vigilância ALSR .
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