Força Aérea Portuguesa resgata tripulante em navio nos Açores e faz transporte de órgãos
15 de maio de 2017 1min de leitura
15 de maio de 2017 1min de leitura
Portugal – A Força Aérea Portuguesa resgatou um tripulante do navio tanker “Cobra”, no dia 11 de maio, ao largo dos Açores, em coordenação com a Marinha Portuguesa e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
A embarcação das Bahamas navegava a cerca de 444 quilômetros a sudoeste da Ilha Terceira. O indivíduo, natural da Letônia, com 52 anos, necessitava de assistência médica urgente e foi recuperado pela tripulação do EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “Pumas”.
Um C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, foi ativado para realizar a detecção inicial da embarcação e acompanhar a operação do helicóptero.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) conduziu as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha) ter solicitado o empenhamento de meios aéreos.
O helicóptero EH-101 MERLIN descolou da Base Aérea Nº4 (BA4) – Lajes pelas 06H37 (hora local), com uma equipa médica militar a bordo e seguiu para a zona onde se encontrava o navio. No zona de operações, registavam-se ondas de 2 metros e vento a 18,52 km/h.
O indivíduo foi resgatado com sucesso e posteriormente transportado para o Hospital de Santo Espírito na Ilha Terceira. O C-295M pousou na BA4 às 09H22 (hora local) e o EH-101 pousou, na mesma Unidade, às 09H44 (hora local).
Transporte de Órgãos
A Esquadra 504 – “Linces” realizou, no dia 11 de maio, um transporte de órgãos para transplante, em Portugal continental. A missão teve a duração de aproximadamente quatro horas, tendo a aeronave Falcon 50 sido crucial no sucesso das operações.
Desde o início do ano, foram realizadas 10 missões de transporte de órgãos pela Força Aérea Portuguesa.
Fonte: Força Aérea Portuguesa.
Enviar comentário