Força Aérea Portuguesa resgata feridos em navio nos Açores e no arquipélago da Madeira
27 de abril de 2017 1min de leitura
27 de abril de 2017 1min de leitura
Portugal – A Força Aérea Portuguesa resgatou dois feridos graves que se encontravam a bordo do cargueiro “TAMAR”, na madrugada de 26 de abril, a 444 quilômetros da Ilha Terceira, Açores. Os pacientes, de 35 e de 40 anos, ambos de nacionalidade filipina, apresentavam queimaduras graves e necessitavam de assistência médica urgente. Foram resgatados pela tripulação do EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – Pumas.
As operações aéreas foram conduzidas pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha Portuguesa). O helicóptero descolou da Base Aérea N.º 4 – Lajes, com uma equipa médica militar a bordo, e seguiu para a zona onde se encontrava a embarcação, com bandeira das Ilhas Marshall.
Os pacientes estavam acompanhados desde o dia 24 de abril por uma equipa médica de paraquedistas da Força Aérea dos Estados Unidos da América, ativada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Boston.
Depois de retirados do navio pela Esquadra 751, os dois pacientes foram transportados até à BA4, onde se encontrava a postos uma aeronave FALCON 50, também com uma equipa médica a bordo.
Devido às suas características (adaptabilidade e velocidade), o meio aéreo operado pela Esquadra 504 – “Linces” foi empenhado para realizar o transporte urgente dos indivíduos até Lisboa. Pousou no início da tarde no Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro, de onde os dois feridos foram encaminhados para uma unidade hospitalar em ambulâncias do INEM.
Já pela tarde do dia 26, o destacamento da Esquadra 751 no Porto Santo, arquipélago da Madeira, foi ativado para um outro resgate em navio. Desta vez, foi necessário resgatar um doente a bordo da embarcação “Baía da Maia”.
Após ter sido resgatado pela tripulação do EH-101 Merlin, o paciente foi prontamente encaminhado para uma unidade hospitalar para receber assistência médica especializada.
Força Aérea Portuguesa.
Enviar comentário