A empresa italiana de tecnologia em defesa Leonardo entregou um novo helicóptero de busca e salvamento HH-139B à Força Aérea Italiana.

O HH-139B é uma variante dedicada da força aérea do tipo AW139. A aeronave será usada para uma ampla gama de missões, incluindo SAR (busca e resgate), combate a incêndio, interceptor de movimento lento.

Italian-Air-Force-receives-another-HH-139B-SAR-helicopter-1140x570

“A soberania nacional, do ponto de vista militar e tecnológico, está hoje preservada também graças a este nível de excelência e às sinergias entre instituições, defesa e indústria. A Itália tem capacidades industriais de primeira linha e Leonardo simboliza uma nação que pode alavancar uma indústria aeroespacial, de defesa e segurança de classe mundial”, disse o ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini, durante uma visita oficial às instalações de helicópteros de Leonardo em Vergiate, Itália, para a cerimônia de entrega.

Alessandro Profumo, CEO da Leonardo Profumo, Lucio Valerio Cioffi, gerente geral da Leonardo, e Gian Piero Cutillo, diretor da Leonardo Helicopters, também estiveram presentes. Durante a visita às instalações, as autoridades foram mostradas às capacidades industriais, produtos e tecnologias avançadas da empresa, que são totalmente representativos da liderança de Leonardo no domínio do voo vertical e preservam as capacidades tecnológicas estratégicas do país.

O helicóptero é uma das 17 variantes do HH-139B que devem ser entregues até 2021. A primeira unidade foi entregue em novembro do ano passado.

Leonardo-delivers-HH-139B-helicopter-to-the-Italian-Air-Force

Comparado com o HH-139A, a variante HH-139B de 7 toneladas apresenta, entre outros, novos sensores eletro-ópticos, novo radar, um novo guindaste de resgate e um console de missão na cabine. A aviônica central contará com a versão de software Fase 8, permitindo navegação e missões ainda mais avançadas e seguras para todos os climas.

“Estamos orgulhosos de fornecer nossa capacidade para que as principais funções da Força Aérea Italiana, como apoiar a comunidade nacional e a segurança interna, sejam garantidas. O HH-139B é um produto icônico totalmente representativo da excelência em tecnologia da indústria nacional e da competitividade internacional”, disse Alessandro Profumo, CEO da Leonardo.

A maioria dos helicópteros da Leonardo fabricados e o maior número de seus tipos de helicópteros no portfólio de produtos são montados nas instalações da Vergiate. Componentes dos Centros de Excelência de Leonardo na Itália e no exterior (fuselagens, dinâmica, aviônica, equipamentos), além da cadeia de suprimentos mais ampla, são reunidos e, em seguida, entram no processo de produção para construir o helicóptero completo. Isso é customizado, testado e entregue a clientes italianos e internacionais. Um grande centro de logística também está baseado em Vergiate para armazenamento e gerenciamento de peças de reposição e para suporte técnico auxiliando a frota global de helicópteros da Leonardo, que compreende mais de 5.000 unidades que são usadas por mais de 1.200 operadores em mais de 150 países.