Fênix 06 faz lançamento de paraquedistas no Lago Sul
08 de março de 2012 2min de leitura
08 de março de 2012 2min de leitura
Quem esteve na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, próximo ao Shopping Pier 21, às margens do lago Paranoá no Lago Sul, em Brasília, pôde se surpreender com as admiráveis manobras dos paraquedistas da Polícia Federal. O treinamento dos policiais federais é fruto de uma parceria existente entre o Batalhão de Aviação Operacional da PMDF (BAvOp) e o Centro de Operações Táticas da Polícia Federal (COT) que suplementa a integração e a troca de conhecimentos entre as Instituições.
O Fênix 06, avião Cessna T-210N do BAvOp, fez o lançamento dos policiais federais que, na ocasião, treinavam para competições existentes entre as forças públicas de Segurança. Participaram também do evento policiais militares do BOPE que auxiliaram no planejamento e na docência das instruções, com fulcro em auxiliar na segurança de voo e salto do evento.
E não é de hoje que o avião da PMDF é utilizado para saltos de paraquedistas na Corporação. Dentre as missões envolvendo ocorrências policias, mapeamento geográfico, transporte de material e aeromédico, instruções de tripulação dentre outras, os lançamentos de paraquedistas correspondem a aproximadamente 15% do emprego da aeronave de asa fixa, que é essencial para a PMDF.
Vale mencionar ainda a capacitação do piloto Comandante do Batalhão, Major Flávio Luiz, que é instrutor e checador de pilotos lançadores na Corporação, trazendo à tona a importância dessa formação nos órgãos policiais brasileiros. A prática do paraquedismo existe desde 1797 e, nas forças policiais, tem basilamento principalmente nas forças especiais onde o alcance do policial em determinadas regiões fica adstrito ao relevo e à dificuldade de acesso em áreas montanhosas.
Diante da realidade geográfica do Distrito Federal, a prática não atinge sua totalidade operacional tendo em vista a inexistência de obstáculos preponderantes ao acesso da Força Especial, entretanto não significa dizer ser inaplicável ao ambiente da capital já que a doutrina exige a capacitação do militar para multiplicar os meios hábeis da operacionalidade.
Na Polícia Militar do Distrito Federal, além do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o BAvOp é outra Unidade que forma paraquedistas e mantém a prática da atividade de forma continuada através dos tripulantes operacio-nais, que representam a força de elite da Unidade.
Nesta última terça-feira, dia 06/03, a SGT Sônia Araújo do BOPE realizou um salto comemorativo ao Dia da Mulher com o apoio do Fênix 06 demonstrando assim toda a capacidade da mulher na atividade. A referida militar foi a primeira mulher paraquedista profissional na Instituição, após conclusão do curso “Acceleratted Free Fall” (AFF) ou Queda Livre Acelerada no Rio de Janeiro-RJ.
O Comandante do BAvOp parabeniza todos os policiais envolvidos no treinamento pela dedicação empenhada e o sucesso da missão, deixando o Batalhão à disposição de todos que valorizam a aviação policial com segurança.
Fonte: BAvOp/PMDF.
Enviar comentário